Semana da Juventude discute saúde mental nas aldeias e escolas com oficinas e cartilhas em língua materna

  • Publicado em 09 set 2024 • por Matheus Felipe Carvalho •

  • Pela primeira vez Mato Grosso do Sul lança um material sobre saúde mental voltado à juventude indígena em três línguas: guarani, terena e kadiwéu. A ação é parte da Semana Estadual da Juventude, realizada pela Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude. 

    Com o tema “saúde mental da juventude sul-mato-grossense”, o objetivo da Semana é desenvolver e implementar estratégias abrangentes de promoção, prevenção e atendimento em saúde mental para os jovens sul-mato-grossenses, com idades entre 15 e 29 anos. 

    A iniciativa visa mitigar os crescentes casos de suicídio, depressão, ansiedade e outros transtornos mentais, em resposta às lacunas identificadas nos recursos e informações disponíveis, bem como ao estigma social associado a essas condições.

    Em Mato Grosso do Sul, ações pontuais já vêm ocorrendo desde o mês de julho, com o lançamento da consulta pública. No entanto, é próximo à Semana da Juventude, instituída pela Lei nº 3.748, de 25 de setembro de 2009), que o trabalho é realizado de forma mais abrangente com entregas que impactam a vida da população.

    Programação

    De 9 a 30 de setembro, a Cidadania vai passar pelos municípios de Rio Brilhante, Dourados, Caarapó, Porto Murtinho, Aquidauana, Alcinópolis, Bataguassu e Campo Grande, levando capacitação, oficinas, palestras, rodas de conversas e atendimentos.

    Especificamente entre os dias 9 e 13, a programação inclui o lançamento da cartilha transcultural nas línguas terena, guarani e kadiwéu nas comunidades indígenas de Dourados, Caarapó e Porto Murtinho. A ação será acompanhada pelo MPI (Ministério dos Povos Indígenas) que vem a Mato Grosso do Sul conhecer as boas práticas da Cidadania durante a Semana da Juventude para replicar a iniciativa em outras comunidades indígenas do País.

    Para o jovem indígena Heliton Oliveira Cavanha, do povo kaiowá, nascido em Caarapó e residente da comunidade Jaguapiru, em Dourados, ter uma cartilha traduzida para a língua materna é uma conquista.

    “A gente tem debatido várias vezes com as lideranças o tema de saúde mental, porque a gente tem perdido muitos jovens por conta desse problema. É muito importante ações como essa acontecer dentro do território, porque sempre acontecem na cidade, em outros locais, mas na comunidade indígena, principalmente a juventude indígena, fica meio de lado. Agora o Governo do Estado e a Secretaria da Cidadania têm olhado diretamente para comunidade e para juventude indígena, conseguimos até a tradução da cartilha nessas três línguas”, celebra Heliton, de 25 anos, que também é técnico na Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários, pasta ligada à SEC.

    Subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz, ressalta que além de estarem presentes nos municípios com oficinas e lançando a cartilha, todas as regiões de Mato Grosso do Sul estão sendo subsidiadas com materiais produzidos junto aos parceiros.

    “Este projeto tem dois vieses importantes: nós, enquanto poder público e parceiros, desenvolvendo ações de referências, mas também pensamos em todos esses materiais e processos de capacitações para que, além disso, os municípios, as lideranças, tanto no âmbito educacional como da organização civil, possam multiplicar o projeto. Essa é a essência, para que não fique dependente da nossa ação especificamente, mas que eles possam ser subsidiados, capacitados e criar em seus respectivos territórios ambientes de espaços de acolhimento, de escuta, de atendimento e de encaminhamentos”, ressalta Jessé. 

    De 20 a 30 de setembro, as ações vão focar também na acessibilidade, com o lançamento da cartilha de saúde mental em vídeo e audiodescrição. Ao todo, a Semana da Juventude vai focar nas escolas estaduais, municipais com recortes indígenas, recortes quilombolas, instituições que atendem pessoas com deficiências.

    Cronograma de ações:

    DataHorárioInstituiçãoLocalAções
    09/097h às 8hEscola Estadual Professora Ligia Terezinha MartinsRio Brilhante- R. Pres. Vargas, 801 – Progresso1- SubJuventude: Palestra  “Juventude, vida e propósito” e Intervenção Cultural; Lançamento e oferta dos materiais (curso, cartilha, material teórico e audiovisuais, consulta pública)
    09/099h30 às 11h30Escola Estadual Rita Angelina Barbosa SilveiraDourados- R. Esquilino – Vila Roma II1- SubJuventude: Palestra “Juventude, vida e propósito” e Intervenção Cultural; Lançamento e oferta dos materiais (curso, cartilha, material teórico e audiovisuais, consulta); Diálogo com os professores. 
    2-SEAPE – (SED/MS): Palestra “A Importância das relações interpessoais na saúde mental”
    3- CRP14/MS: Palestra “Juventude no Século XXI: Visões e Desafios” – Psicóloga Letícia Capelari
    09/0913h às 16h30Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka – Marçal de Souza Dourados- Aldeia JaguapiruOFICINAS NAS TRÊS TURMAS DO 1º ANO –          Observação: as palestras terão o tempo de 30 a 40 minutos:
    Sala 1 – Palestra/roda de conversa: Saúde Mental dos Jovens –  SEAPE (SED-MS) Sala 2 – Palestra/roda de conversa: Os caminhos do  bem viver do Jovem Kaiowá Guarani-  CRP 14º – Conselheira Vice-presidente Bárbara Marques Rodrigues Sala 3 – Palestra/roda de conversa: Juventude e Bem-Viver-  SESAI (Jessica) Sala 4 – Palestra/roda de conversa: Escuta Indígena: Eliel Guarani Kaiowá – Representando o Ministérios dos Povos Indígenas (MPI) 2º MOMENTO: LANÇAMENTO DA CARTILHA –  SEMANA ESTADUAL DA JUVENTUDE E CONCLUSÃO DO CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL 15h05: Abertura (boas vindas e leitura do release)15:10: Fala das  autoridades 15:20: Intervenções Culturais do Território-  Dança Guarani Kaiowá-   Dança da EMA15h25: Lançamento da cartilha transcultural (Diretor Luiz e Jessé Cruz) e Conclusão do Curso Inclusão digital 2º turma (professor Wesley)15h30: Foto Oficial – Encerramento 
    09/09O dia todo 8h às 11he 13h às 14hEscola Estadual Menodora Fialho de FigueiredoDourados- Av. Weimar Gonçalves Torres, 3447 – Jardim CaramuruCronograma Fechado pela Escola e parceiros: Oficinas, palestras e rodas de conversa. 
    10/098h às 11hEscola Estadual Indígena Yvy PotyCaarapó- Aldeia Te Yikue S/N Zona Rural1- SubJuventude: Lançamento Oficial da Cartilha na língua e oferta dos materiais (curso, cartilha, material teórico e audiovisuais, consulta);. 
    2- Oficina de Dança – Jovem Indígena 
    3- DSEI: Oficina Saúde Mental – Psicóloga Aline Feltrin 
    4- Escuta Indígena: Eliel Guarani Kaiowá – Representando o Ministérios dos Povos Indígenas (MPI)
    5- CONSELHO TUTELAR – Oficina
    6 – Intervenção cultural: Orquestra Guarani – Dança “Yvy Poty”
    11/098h às 11hEscola Estadual Indígena Antônio Alves de BarrosPorto Murtinho- Aldeia Alves de Barros1- SubJuventude: Lançamento Oficial da Cartilha na língua e oferta dos materiais (curso, cartilha, material teórico e audiovisuais, consulta) 
    12/098h às 11hE.E Domingos Veríssimo Marcos MIHINAquidauana- Rua Principal, 150 – Terra Indígena, Aldeia Bananal1- SubJuventude: Lançamento Oficial da Cartilha na língua e oferta dos materiais (curso, cartilha, material teórico e audiovisuais, consulta);. 
    2- SEAPE/COPASE (SED/MS): Oficina “círculo de construção de paz” – Psicóloga Sara
    3- Coordenadoria de Juventude: Oficina “Fotografia como expressão artística” 
    4- Coordenadoria de Juventude: Palestra/Roda de Conversa “Hip Hop”
    Intervenção Cultural:
    1 – Dança da T.I Taunay Ipegue
    2 – HIP HOP

    A Semana Estadual da Juventude é realizada com apoio fundamental dos seguintes parceiros:

    • Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Indígenas;
    • Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência;
    • Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres;
    • Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial;
    • Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários;
    • Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul;
    • Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul – Rede de Atenção Psicossocial (RAPS);
    • Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz de Mato Grosso do Sul;
    • Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM;
    • Observatório da Cidadania – UFMS;
    • Conselho Regional de Psicologia – CRP 14;
    • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS;
    • Cruz Vermelha Brasileira – Mato Grosso do Sul;
    • Conselho Estadual da Juventude de MS – CONJUV;
    • Grupo Amor Vida (GAV);
    • Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI;
    • Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI;
    • Associação Amando Vidas;
    • Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas – CEAD;
    • Associação Beneficente Casa da União Lar de Santana;
    • Secretaria Municipal de Educação de Dourados;
    • Secretaria Municipal de Educação – SEMED Campo Grande.

    Acompanhe as ações da Secretaria de Estado da Cidadania pelo site www.sec.ms.gov.br e no Instagram @cidadaniams

    Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania

    Categorias :

    Cidadania, Juventude

    Veja Também