Ao longo de todo o ano de 2024, a Secretaria de Estado da Cidadania tem entrado nas salas de aula para transformar professores em protagonistas no ensino da história afro-brasileira.
A Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial passou por escolas estaduais e municipais de Brasilândia, Bataguassu, Corguinho, Rochedo e São Gabriel do Oeste, além da Capital, para provocar a reflexão e sensibilizar professores para o tema.
Na última terça-feira (3), a pasta esteve na Escola Estadual Joaquim Murtinho. Em pauta, letramento racial e a importância de enfatizar os atores negros que contribuíram para a construção da sociedade em que vivemos hoje.
Para a professora de História, Zilda Alves de Moura, é importante e urgente discutir o tema.
“Dou aulas há mais de 15 anos, e eu não tinha conhecimento deste papel da subsecretaria. Toda a minha formação acadêmica é voltada para a história da África e relações étnico raciais. Minha sugestão é que possa acontecer um aprofundamento do tema em outros momentos também”, defende a professora.
A formação, conduzida pela subsecretária de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Vânia Lúcia Baptista Duarte, passou por 300 professores em todo o Estado, descrevendo em detalhes o que estabelece a Lei 10.639, de janeiro de 2003.
“O conteúdo programatico a que se refere a lei incluirá o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação nacional, e deve ser ministrado no âmbito de todo currículo escolar. Claro que se dá uma ênfase maior à história, arte e literatura, mas é possível estar em toda a grade. Por que algumas doenças atingem, em maior incidência, a população negra? Quais palavras de origem africana que são incorporadas no português? Vamos desconstruir as expressões racistas que hoje não cabem mais? Nada está dissociado, é possível trazer a realidade para o nosso espaço de sala de aula”, propõe a subsecretária durante a fala.
- A Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial está localizada na Secretaria de Estado da Cidadania, que fica na Rua Ceará, 984, em Campo Grande. Acompanhe o trabalho da Cidadania pelo Instagram @cidadaniams.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania