Trabalhando a municipalização, para que as ações cheguem a todos os 79 municípios de MS, a Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, foi até a cidade de Aquidauana falar sobre saúde mental dos jovens.
A iniciativa faz parte da Semana da Juventude, lançada oficialmente em julho, e que até setembro será realizada em diversos pontos do Estado, culminando na semana propriamente, instituída por lei.
No dia 1º de agosto, a subsecretaria dialogou com pouco mais de 100 jovens indígenas da comunidade Água Branca. Durante o encontro, foram oferecidas palestras sobre a saúde mental do jovem indígena e orientações sobre encaminhamentos para casos de transtornos mentais e ideação suicida.
Também entrou na pauta o Programa Identidade Jovem, que oferece benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de descontos no transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015.
No período da noite, em uma ação transversal da Cidadania, entre as subsecretarias da Juventude e de Assuntos Comunitários, juventude e lideranças comunitárias discutiram sobre a importância da participação dos jovens nos movimentos comunitários. A ação contou com o apoio da UEMS, DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) e do GAV (Grupo Amor Vida).
Para o subsecretário de Juventude, Jessé Cruz, discutir a saúde mental indígena é fundamental. “Este trabalho de fortalecimento é feito proporcionando informações sobre transtornos mentais, e facilitando encaminhamentos para suporte adequado. Além de promover um diálogo com juventudes e lideranças comunitárias, incentivando o engajamento ativo e colaborativo”, resume Jessé.
A Semana Estadual da Juventude, promovida pela Secretaria de Estado da Cidadania através da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, é um evento significativo que visa abordar e enfrentar os desafios relacionados à saúde mental dos jovens sul-mato-grossenses.
Com o tema “Saúde Mental do Jovem Sul-mato-grossense”, o objetivo principal é desenvolver e implementar estratégias abrangentes de promoção, prevenção e atendimento em saúde mental para jovens com idades entre 15 e 29 anos.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania