Com o tema “fortalecimento institucional e atuação transversal em rede”, o Encontro Estadual dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres reuniu representantes de 33 municípios de todo o Estado no último dia 14 de março, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
O encontro estadual de gestoras faz parte do calendário de ações da campanha do mês de março do Governo do Estado “Todas diferentes, todas importantes – Mulheres em Foco”.
Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa explica que o encontro tem a finalidade de compartilhar experiências entre todas as gestoras. “Este movimento é para fortalecer e ampliar as OPM’s. Contem conosco, estamos juntas, e vocês têm uma equipe muito comprometida em desenvolver um trabalho para e com vocês”, enfatizou.
À frente da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Ivinhema, Adrielly Fernandes, representou as demais gestoras durante a solenidade de abertura.
“Tenho para mim que é fundamental essa troca. Nós representamos um município, mas precisamos de um planejamento, uma estrutura que venha de cima, além do que este encontro agrega muito conhecimento. Geralmente, os municípios são muito distantes, então precisamos estar aqui para nos fortalecer, reabastecer e até mesmo se atualizar”, descreveu.
Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, recordou todos os nomes que já fizeram história na luta pelas mulheres no Estado.
“Começamos lá com a dona Gilda, em 1999, depois tivemos Maria Rosana, Bárbara Nicodemos, Sandra Alt, Carla Stephanini, Luciana Azambuja, Rosana Leal, Cristiane Sant’Anna e agora, Manuela Nicodemos. À elas, minha gratidão e reverência pelo caminho trilhado para nós estarmos aqui hoje. Sempre precisamos fazer este exercício, porque para ter a Secretaria da Cidadania, todas elas passaram”, citou Viviane Luiza.
Viviane Luiza também ressaltou que todas as gestoras fazem o exercício da cidadania ao pensar no coletivo. “É desafiador, mas pensando e olhando para aquelas mulheres que começaram 1999, trabalhando e lutando pelo coletivo. A sociedade sul-mato-grossense depende das gestoras, e eu agradeço a cada uma de vocês, e estou aqui para dizer que é a luta e o coletivo que vão fazer a diferença”.
A secretária também aproveitou a fala para reforçar a representatividade feminina trazida pelo Governo do Estado na campanha do mês da mulher. “Fizemos questão de ter todas as mulheres, seja mulher negra, trans, indígenas, com deficiência, idosas, jovens, periféricas”, pontuou.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da SEC.