Um carinho materializado em peças de roupas, calçados, quilos de alimentos e até livros que possam acolher mulheres vítimas de violência. Em Campo Grande, o Ceamca (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência), uma das principais ferramentas de acolhimento e apoio do Governo do Estado, está de portas abertas para receber doações.
Atendendo com apoio psicossocial cerca de 75 mulheres e 15 crianças, o Ceamca é o ponto de partida para mulheres e seus filhos, que vivem em contexto de violência, retomarem a vida.
“É um centro do Governo do Estado que faz parte de toda uma rede de enfrentamento à violência. Quando a mulher chega aqui, ela é cuidada e acolhida, passa por tratamento psicológico, recebe as orientações e todos os encaminhamentos para retomar a vida sem violência”, explica a coordenadora Cris Duarte.
Desde fevereiro deste ano, o Ceamca também passou a atender as crianças e adolescentes filhos destas mulheres que já fazem o acompanhamento. Depois de passar por triagens e oficinas, o público infanto-juvenil que necessita passa a ser atendido também por psicólogas do centro.
Doações
Ao conhecer de perto o trabalho do Ceamca, o moto grupo Capi Bikers, formado por 17 mulheres que pilotam motocicletas de altas cilindradas, viu no centro um espaço a ser abraçado pela solidariedade.
“A moto te dá este empoderamento, essa imagem de poderosa, só que nós, mulheres, passamos por momentos de fragilidade que muitas vezes nem conseguimos narrar, e vocês aqui são o ponto de socorro e apoio dessas mulheres”, comenta a advogada e motociclista do Capi Bikers, Ana Toniasso.
Diretoras do grupo, a empresária e motociclista, Sandra Mello, explica que um dos pilares do moto grupo Capi Bikers é a filantropia. “Somos mulheres de diversas idades que pilotam e se juntam para viver esse life style. Soubemos do trabalho, e como os motociclistas têm em seu DNA a solidariedade, vimos aqui uma forma de entregar o que a gente consegue arrecadando”, conta.
Entre membros do grupo e demais motociclistas da cidade, foram arrecadados alimentos, itens de higiene e roupas que estão sendo entregues às mulheres atendidas pelo Ceamca que mais precisam.
Paralela a essas doações, o Ceamca recebe permanentemente livros para abastecer a biblioteca do Centro. A ideia é que as mulheres possam levar para casa um exemplar, e devolvê-lo ou renovar a assinatura.
CEAMCA
O CEAMCA está localizado na Rua Piratininga, 559, Jardim dos Estados em Campo Grande. E disponível pelo e-mail: ceam@sec.ms.gov.br e pelo telefone (67) 99653-5913. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30 às17h30.
Importante frisar que o atendimento é aberto a todas as mulheres que estejam vivendo um contexto de violência de gênero, e não é preciso registrar boletim de ocorrência para ser assistida pelas psicólogas e assistentes sociais.
Acompanhe o trabalho da Secretaria de Estado da Cidadania pelo Instagram.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania