De estudantes eleitos à lideranças formadas para atuar pela cidadania e educação de Mato Grosso do Sul. No último dia 13 de agosto, o Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande, foi palco para o encerramento do curso “Cidadania Ativa”, que preparou representantes dos 337 grêmios estudantis de MS para exercerem a missão.
O curso de formação foi uma iniciativa da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, em parceria com SED (Secretaria de Estado de Educação) e Fabeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul), com apoio do Conjuv/MS (Conselho Estadual da Juventude de Mato Grosso do Sul), Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e outras instituições estudantis.
Ao longo de três meses, os alunos de todos os 79 municípios tiveram aulas inéditas sobre marcos legais e históricos das agremiações, além de compartilharem experiências inspiradoras sobre a importância da participação ativa e democrática nas escolas e comunidades.
Presidente do grêmio da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, em Corumbá, a estudante do 3º ano, Rafaela Valentim Silva, de 17 anos, hoje se vê como porta-voz dos alunos e a ponte entre comunidade e os colegas.
“É de extrema importância estar à frente do grêmio, porque além de dar voz aos meus entendimentos, posso dar voz a todos os alunos da escola, tanto para questões como tempo de sala que a gente passa com os professores, dúvidas que a gente tem, e melhorias que podemos propor”, explica.
Com a formação, Rafaela conta que agora consegue entender todas as formas práticas para representar os alunos. “Podemos fazer reuniões, ações, conversar com os líderes de cada sala, ver o que está acontecendo em comum entre elas, o que está dando certo numa sala que pode dar certo na outra também. Foi muito importante entender o que é ser representante de um grupo estudantil, porque a gente pode exercer, realmente, o nosso direito de cidadão”, ressalta.
Acolhimento
Recepcionados por arte, música, dança e graffitti, os participantes puderam prestigiar o trabalho de Michael Gaara, que fez ao vivo um painel, e o Coletivo Soul Arte, apresentando breaking e danças urbanas.
A programação contou com o governador Eduardo Riedel na roda de conversa “De líder para líder”, com dez representantes de grêmios estudantis de Campo Grande e também dos municípios do interior.
Além disso, o evento foi momento para entrega dos certificados dos participantes e o lançamento da capa do 1º e-book do Grêmio Estudantil. O espaço de aprendizado e reflexão promoveu o engajamento dos estudantes, com formação abrangente – palestra magna, mini palestras sobre cidadania ativa, propósito e saúde mental, intervenções culturais e diálogo interativo.
Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza falou com os alunos sobre “Cidadania Ativa”, em um bate-papo que passou pela história da criação da primeira Secretaria de Estado do País com dedicação exclusiva à cidadania à própria experiência de viver a instituição do passe do estudante quando era aluna da rede estadual de ensino.
“MS tem a primeira Secretaria de Estado da Cidadania, e isso acontece porque a gente pensa realmente nas políticas públicas. O passe do estudante é uma política pública que até hoje, depois de 30 anos, continua aqui. Não é apenas de um governo, e sim de Estado, que continua, passa de gestão por gestão, e foi feita pelos movimentos estudantis. Então, quando a gente pensa em políticas públicas, tem tudo a ver com os líderes, com os grêmios”, exemplifica a secretária.
Durante a palestra magna ““De olho no Futuro: Caminhos para o Ensino Superior e o Mercado de Trabalho”, o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, atribuiu o sucesso dos grêmios estudantis por todo MS à dedicação dos diretores e diretoras da rede, e resumiu o que o futuro espera da juventude de hoje.
“Valorizem esse grupo de gestores que cuidam de vocês, que estão dando total apoio ao trabalho do grêmio. O mundo vai exigir de vocês muito mais do que conhecimento cognitivo, vai exigir capacidade sócio-emocional, que é saber argumentar, trabalhar em equipe, se apropriar e ter a disposição de aprender, é saber ser ético e respeitoso, porque mais importante do que toda a informação que a gente tem que conter, é ser capaz de conviver, de aprender com o próximo”, destacou.
À frente da pasta que articula políticas públicas para a juventude, o subsecretário Jessé Cruz ressaltou que os estudantes devem enxergar a participação no grêmio com responsabilidade.
“Você não está no grêmio para desfrutar e fazer a tua vontade, você está no Grêmio porque você tem uma missão, e se você tem essa missão, é preciso estar disposto a se doar pelo outro, a assumir a responsabilidade. A vida é uma missão, agora, quando eu tenho uma perspectiva de vida, enquanto eu preciso só desfrutar dela, ou seja, o que importa é ser feliz o tempo todo, cuidado! São perspectivas que a gente precisa pensar sobre a vida. Cara, a vida é uma missão, o grêmio é uma missão, a escola é uma missão. E quando nós estamos na missão, a gente precisa entender que o nosso eu dialoga com o nosso, com o coletivo”, pontuou Jessé.
Todos os alunos que participaram da formação já podem retirar o certificado on-line, na mesma plataforma onde assistiu o curso.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
Foto de capa: Saul Schramm