“Conectando Gerações”: onde ensinar e aprender são caminhos que se entrelaçam

  • Publicado em 03 out 2025 • por Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil •

  • No compasso sereno do tempo, o Governo do Mato Grosso do Sul, via Secretaria de Estado da Cidadania, lança a municipalização do projeto “Conectando Gerações – Caminhos para Promoção da Intergeracionalidade” como florescimento do carinho e da construção coletiva. O material foi apresentado às vésperas da abertura do mês de outubro, quando o Brasil comemora os 22 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, reafirmando que envelhecer com dignidade é direito e compromisso de todos.

    O encontro on-line, o evento reuniu representantes de 20 municípios, e já cinco deles aderiram à rede de afeto e troca que o projeto proporciona. Construído de forma integrada pelas Subsecretarias da Juventude e da Pessoa Idosa, o “Conectando Gerações” nasce da convicção de que cada vida, em cada idade, é porto de saberes a compartilhar.

    Subsecretário da Juventude, Jessé Cruz, apresentando o projeto. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

    Um convite ao encontro e à escuta

    Como o nome já diz, “Conectando Gerações” tem a missão de aproximar quem viveu muitos anos e quem caminha ainda por jornadas inteiras.

    Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Larissa Paraguassu explica que o projeto é lançado no mês da pessoa idosa, e também o aniversário do Estatuto. “Trazemos aos municípios essa iniciativa , como parte da celebração. O Estatuto é uma conquista que reafirma: envelhecer com dignidade é um compromisso coletivo. E não há forma mais verdadeira de expressar isso do que fortalecendo a solidariedade entre as gerações. O propósito é aproximar, provocar o diálogo, promover trocas que enobrecem tanto a juventude quanto quem envelhece, prevenindo conflitos, enfrentando o idadismo”, descreve.

    Subsecretária da Pessoa Idosa, Larissa Paraguassu durante lançamento da municipalização do Conectando Gerações. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

    Para o subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude, Jessé Fragoso da Cruz, o projeto é mais que uma política, é um convite à construção poética do convívio.

    “Vivemos em tempos acelerados, onde tecnologia avança e as pessoas ficam distantes das proximidades mais preciosas. A juventude está conectada ao mundo, mas por vezes desconectada de seus entes mais velhos. O Conectando Gerações não substitui o que vocês já fazem nos municípios, ele soma, potencializa e convida ao diálogo entre profecias vivas: jovens que olham para o futuro, idosas e idosos que legaram o passado. É momento para pensar no envelhecer hoje, para que possamos construir amanhã. Precisamos erguer pontes entre as potencialidades da juventude e da experiência da pessoa idosa”, completa.

    Conectando Gerações

    Na prática, conectando gerações quer criar pontes entre pessoas idosas e a juventude sul-mato-grossense. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

    O material “Conectando Gerações” apresenta um diagnóstico sensível sobre a fragmentação das relações intergeracionais e propõe ações práticas para reduzir barreiras culturais e sociais que dificultam o diálogo. A iniciativa reforça a importância de políticas públicas que criem espaços de convivência e aprendizado entre gerações.

    Material multiplicador é repassado a cada município com diretrizes e metodologia para a aplicação do projeto. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

    Um dos pilares do projeto é o enfrentamento ao idadismo, ou preconceito etário, que na prática, é quando a idade de alguém é usada para categorizar e dividir, causando prejuízos, desvantagens e injustiças.

    Nesse sentido, o projeto valoriza a contribuição única de cada grupo:

    Pessoas idosas: guardiãs de memórias e pilares de transformação. Sua experiência acumulada oferece riqueza de perspectivas, sendo o envelhecimento ativo e saudável um direito que assegura dignidade e participação.

    Juventude: protagonista de mudanças sociais, capaz de questionar paradigmas e propor soluções criativas. Para o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Fragoso da Cruz:

    O Conectando Gerações é uma ferramenta destinada a jovens, pessoas idosas, educadores, gestores públicos e profissionais de diversas áreas, propondo encontros que dão forma concreta à convivência intergeracional. Entre as metodologias sugeridas estão:

    • Roda de Conversa – O Olhar dos Jovens;
    • Entrevista Cruzada – Histórias que se Encontram.
    • Essas atividades incentivam a escuta, o diálogo e o reconhecimento mútuo.
    • Benefícios da convivência intergeracional
    • A interação entre gerações traz benefícios concretos e transformadores:
    • Jovens ampliam sua visão de mundo e adquirem sabedoria prática;
    • Pessoas idosas encontram novas formas de pensar e de se expressar;

    Ambos os grupos fortalecem sua autoestima, reduzem o isolamento social e contribuem para uma sociedade mais saudável e solidária.

    Mais do que uma proposta de convivência, o Conectando Gerações é uma política de transformação social para Mato Grosso do Sul. Uma iniciativa que reconhece que ensinar e aprender caminham lado a lado e que, quando gerações se conectam, toda a sociedade floresce.

    Municípios interessados em aderir ao projeto podem procurar diretamente pelas Subsecretarias de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e para Juventude, vinculadas à SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), que está localizada na Av. Ceará, 984. Os contatos podem ser feitos pessoaidosa@sec.ms.gov.br ou juventude@sec.ms.gov.br. E ainda pelo telefone: 3348-6650.

    Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania

    Categorias :

    Cidadania, Juventude, Pessoa Idosa

    Veja Também