Fazer a aproximação com gestores, apresentar o trabalho da Secretaria e discutir sobre as políticas públicas de promoção da igualdade racial foi o que levou a Cidadania a São Gabriel do Oeste nessa segunda-feira (20).
Em pauta, a formação de letramento racial para servidores de 14 municípios que formam o Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari).
Subsecretária de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Vânia Lúca Baptista Duarte explica que a proposta foi não só apresentar a atuação da pasta como também o calendário.
“A gente entende que as coisas acontecem nos municípios, então para que eles tenham atenção de colocar em execução no trabalho deles, apresentamos ações que já são desenvolvidas com outras prefeituras, e as campanhas que a Cidadania realiza. A ideia é trabalhar com os 14 municípios que compõem o Cointa”, destaca.
Cointa
Criado em 1997, o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari atua na integração de políticas, elaboração de projetos, prestação de serviços, viabilização e otimização de recursos visando a gestão compartilhada de desenvolvimento sustentável para a região norte de Mato Grosso do Sul.
O consórcio é formado por 14 municípios: Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste e Sonora.
Coordenador-adjunto do Cointa, Cleiton Oliveira dos Santos, ressalta que a formação foi uma demanda dos membros do programa de promoção da igualdade racial do consórcio, e que a participação da Subsecretaria foi fundamental para fornecer o arcabouço teórico inicial desde a história da cultura afro-brasileira passando pela legislação antirracista, e as principais estratégias de combate ao racismo.
“O impacto dessa formação é extremamente evidente no progresso do nosso trabalho, uma vez que os membros foram munidos de conhecimento, se sentiram mais aptos a tratar essa temática, vislumbraram novas perspectivas e estão buscando cada vez mais se aperfeiçoar. Inclusive, um dos impactos mais significativos foi que aumentou o interesse deles no aprofundamento do estudo diante dessa temática, o que vai garantir uma discussão sempre bem fundamentada, um processo decisório bem fundamentado e, acima de tudo, uma política pública de Estado que vai conseguir ter uma perenidade aí na sua aplicação e, principalmente, na construção de resultados concretos”, pontuou o coordenador.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania