Cidadania quer ouvir jovens e 60+ em projeto que conecta gerações no Estado

Quatro pessoas — dois jovens e duas mulheres idosas — estão sentadas ao redor de uma pequena mesa branca, interagindo e sorrindo. O ambiente é um salão com muitas outras pessoas ao fundo. A imagem foca na conversa animada entre as diferentes gerações na mesa.
  • Publicado em 01 dez 2025 • por Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil •

  • A Secretaria de Estado da Cidadania lançou a Escuta Pública “Conectando Gerações”, iniciativa que convida jovens e pessoas idosas de Mato Grosso do Sul a participarem da construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do diálogo entre diferentes fases da vida. A consulta, totalmente online, estará disponível até o dia 15 de janeiro de 2026.

    O processo tem como objetivo reunir percepções, experiências e sugestões sobre convivência intergeracional, inclusão, respeito e participação comunitária. As contribuições vão subsidiar o Conectando Gerações, que caminha para se transformar em programa estadual voltado ao envelhecimento ativo e ao fortalecimento de vínculos entre juventude e população 60+.

    Em primeiro plano, um homem idoso, vestindo um chapéu e uma camiseta roxa, e um jovem, em uma camiseta azul, estão sentados em uma mesa escura jogando dominó. Ao fundo, uma grande tela de projeção (telão) exibe o tema do evento: "Lançamento e Adesão ao Projeto Conectando Gerações: Juventude e Pessoas Idosas: Caminhos para Promoção da Intergeracionalidade".
    Projeto trabalha intergeracionalidade com as duas populações em MS. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

    Subsecretária de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Larissa Paraguassú, reforça que ouvir as duas pontas da linha geracional é o centro do projeto.

    “A proposta de lançar a escuta pública tem um objetivo simples, mas profundo, que é ouvir os jovens e as pessoas idosas para compreender suas percepções e sugestões sobre convivência, inclusão e diálogo entre as gerações. Essa escuta é essencial para que o projeto represente as vozes dos municípios e reflita as necessidades reais da população”, descreve.

    Larissa lembra que o debate sobre envelhecimento ganhou amplitude nacional nos últimos meses, com o tema presente no Enem. “O envelhecer deixou de ser pauta do futuro para se tornar desafio e oportunidade do presente. O Conectando Gerações propõe justamente aproximar idades, olhares e construir pontes entre o ontem, o hoje e o amanhã.”

    Para o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz, a participação da sociedade é determinante para consolidar uma política pública sólida.

    “A escuta é um grande marco para Mato Grosso do Sul. Precisamos ouvir juventude e população idosa sobre suas experiências, ideias e proposições. A intergeracionalidade impacta diretamente os dois grupos e, com essas contribuições, queremos estruturar um programa robusto, capaz de reduzir violências, opressões, desrespeitos e desigualdades.”

    A Secretaria de Estado da Cidadania reforça que a participação social é fundamental para ampliar a qualidade das políticas públicas, tornando-as mais humanas, conectadas e representativas da realidade dos municípios.

    A escuta permanece aberta até 15 de janeiro de 2026, no formato online. Para participar, clique aqui.

    Conectando Gerações

    O Conectando Gerações – Caminhos para Promoção da Intergeracionalidade é uma iniciativa das Subsecretarias de Políticas Públicas para Juventude e para Pessoas Idosas que propõe fortalecer o diálogo entre diferentes fases da vida, valorizando capacidades múltiplas e reconstruindo pontes entre trajetórias, histórias e saberes.

    Em um contexto marcado por transformações rápidas e relações cada vez mais mediadas pela tecnologia, o projeto nasce como um convite ao encontro e à escuta ativa: reconhecer que jovens e pessoas idosas têm muito a aprender e a ensinar, uns aos outros. O material do Conectando Gerações amplia reflexões e apresenta caminhos concretos para fomentar a intergeracionalidade em diversos espaços, abordando temas que vão desde a desconexão entre gerações até sugestões práticas de convivência e atividades compartilhadas.

    Mais do que um guia, o Conectando Gerações se coloca como uma ferramenta de transformação social. Seu propósito é inspirar educadores, gestores públicos, lideranças comunitárias e toda a sociedade a promover vínculos mais fortes, empatia e pertencimento, construindo um Mato Grosso do Sul em que as conexões entre juventude e população 60+ sejam reconhecidas como um valor essencial.

    Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
    Fotos: Paula Maciulevicius

    Categorias :

    Cidadania, Juventude, Pessoa Idosa

    Veja Também