Regional de Campo Grande abre calendário de Conferência dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ em MS

  • Publicado em 08 maio 2025 • por Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil •

  • Com o tema “Construindo a política nacional dos direitos das pessoas LGBTQIA+”, está sendo realizada, nesta quinta-feira (8), a II Conferência Regional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ de Campo Grande e Região, no auditório do CCI Vovó Ziza, na Capital.

    Esta é a primeira das cinco regionais que acontecem em todo o Mato Grosso do Sul até a realização da Estadual, marcada para o mês de agosto. O objetivo é realizar a mobilização regional em prol dos direitos da pessoa LGBTQIA+. com foco na implementação e fortalecimento da política nacional.

    Subsecretário, Vagner Campos ressalta importância do espaço na construção das políticas públicas. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

    Subsecretário de Políticas Públicas para População LGBTQIA+, pasta vinculada à SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), Vagner Campos, enfatiza que o Governo do Estado tem se empenhado na construção de instrumentos que efetivem a política LGBTQIA+ em Mato Grosso do Sul.

    “Para nós que estamos na Secretaria de Estado da Cidadania, é muito importante estes mecanismos de participação popular. As conferências são, de fato, os espaços desta construção, é aqui que debatemos e discutimos ouvindo, sobretudo, os movimentos sociais. O Estado segue antenado com a proposta do Governo Federal, de reconstruir e incluir todas as pessoas cidadãos e cidadãs deste País”, ressalta Vagner.

    Conferência Regional

    Abrindo o calendário, Campo Grande sedia o primeiro encontro que vai recolher sugestões a serem apresentadas na conferência estadual, para então seguir com as propostas para a nacional, prevista para outubro de 2025.

    Vice-prefeita da Capital e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento relembrou que a última conferência sobre o tema foi realizada em 2016. “Faz quase nove anos, então realmente este é um momento histórico em que a gente pode fazer valer ainda mais a escuta, o compartilhamento e o diálogo para fortalecer essa luta pela garantia de direitos, que é uma luta por segurança, por oportunidades e muito mais que isso, por respeito”, completa.

    Além da Capital, a regional de Campo Grande engloba os municípios de Sidrolândia, Rochedo, Jaraguari, Bandeirantes, Ribas do Rio Pardo, Corguinho e Dois Irmãos do Buriti.

    Conferência teve como atração de abertura a cantora Karina Marques. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

    Na abertura do evento, a superintendente de Política de Direitos Humanos da Capital, Priscilla Justi, desejou as boas-vindas e destacou que a conferência é o momento de discutir políticas de proteção e de direitos da comunidade LGBTQIA+.

    “Espero que a gente consiga tirar daqui propostas efetivas, exequíveis e que dialoguem com as necessidades reais da população”, afirma. 

    Presidente da ATTMS, Mikaella Lima Lopes agradeceu a presença tanto das autoridades quanto dos representantes do poder público. “As políticas públicas precisam ter essa troca de ideias. Esperamos que propostas sérias e firmes possam sair desta conferência, para que tenhamos vida plena”, comenta. 

    Conferência reúne população LGBTQIA+ de Campo Grande e região para discutir propostas. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

    Pelo IBRAT/MS (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades), Luan Henrique, homem trans de 30 anos, ressaltou que deseja viver com dignidade. “Queremos ter acesso à saúde e à educação. Até mesmo o trabalho muitas vezes nos é negado, e nós temos lutado diariamente para que essa invisibilidade acabe e que hoje o evento seja para levantar projetos que agreguem à nossas pautas e lutas”.

    A palestra magna da Conferência foi ministrada pela secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, que abordou o tema Avanços e Desafios sobre os Direitos da Pessoa LGBTQIA+ em Campo Grande. 

    “Hoje estamos vivendo um momento em que as pessoas têm voz, e podem, numa conferência, se constituir e lutar para que a política pública verdadeira olhe para a pessoa LGBTQIA+, ao mesmo tempo, nos 79 municípios de MS”. 

    Leitura do regimento, feito pela Cris Stefany, iniciou o trabalho. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

    Após a leitura do regimento, feito pela coordenadora do núcleo de Políticas LGBTQIA+ de Campo Grande, Cris Stefany, os participantes foram divididos em grupos de discussão para debater os temas dos eixos: Enfrentamento à violência LGBTQIA+; Trabalho digno e geração de renda; Interseccionalidade e internacionalização; Institucionalização da política nacional.

    Regionais a serem realizadas em MS:

    Conferência Regional de Dourados

    23/05 – das 7h30 às 17h
    Local: Câmara Municipal de Vereadores
    Abrange os municípios de:  Dourados, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Gloria de Dourados, Itaporã, Jatei, Maracaju, Rio Brilhante, Vicentina, Ponta Porã, Bonito, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Navirai, Ivinhema, Vicentina, juti, Itaquiraí, Eldorado, Japorâ, Mundo Novo, Nioque, Porto Murtinho, Bodoquena, Caracol, Bela Vista, Anaurilândia, Angelica, Bataguassu, Batayporâ, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarassu, Amanbai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru

    Conferência Regional de Corumbá
    30/05 – das 7h30 às 17h
    Local: Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá
    Abrande os municípios de: Corumbá, Ladário, Aquidauana, Anastácio e Miranda

    Conferência Regional de Três Lagoas 

    06/06 – das 7h30 às 17h
    Local: Auditório do CRAS Coração de Mãe
    Abrange os municípios de: Três Lagoas, Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria

    Conferência Regional de Coxim
    13/06 – das 7h às 13h
    Local: Auditório da Câmara Municipal de Vereadores
    Abrange os municípios de: Coxim, Alcinópolis, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Chapadão do Sul, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sonora

    A Conferência Estadual será nos dias 21 e 22 de agosto, em Campo Grande, com parte da programação na UFMS e também na Câmara de Vereadores.

    Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania

    Categorias :

    Cidadania, LGBTQIA+

    Veja Também