A pouco mais de 160 quilômetros de Campo Grande, o município de Rio Negro foi palco da reestreia do Ônibus Lilás, unidade móvel de atendimento itinerante às mulheres. Na última sexta-feira (10), a Cidadania esteve na região participando das ações de comemoração pelo aniversário de 59 anos da cidade, levando informação sobre violência de gênero e o papel de cada um dos serviços especializados da rede de atendimento.
Representando a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, a técnica Lidiane Borges explica que a unidade móvel é importante para democratizar o acesso aos serviços.
“Muitas vezes aquilo que a mulher procura está num lugar fixo na cidade e ela pode não ter acesso a ele com facilidade. Então, foi pensado o projeto da unidade móvel do ônibus justamente para alcançar todas, onde elas estivessem”, pontua.
O Ônibus Lilás se dedica, em especial, a atender mulheres dos municípios do interior do Estado, além de comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos, sempre em parceria com diversas instituições.
“É uma ação conjunta, para trabalharmos juntamente com o município, e isso é fundamental para o fortalecimento da rede de enfrentamento da violência contra a mulher no nosso Estado”, completa Lidiane.
Ônibus Lilás
O veículo denominado ônibus lilás é parte integrante da política criada para enfrentar a violência contra as mulheres. São realizadas visitas a municípios, comunidades rurais, indígenas, ciganas, ribeirinhas e quilombolas reafirmando a grande importância da luta para combater o machismo, o racismo e toda forma de violência que possa atingir as mulheres.
O ônibus conta com atendimento psicológico, social e jurídico com equipe especializada; encaminhamento à rede de apoio dos CRAS e CREAS; equipe do Cadastro Único e ainda rodas de conversa.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Aldeci Oliveira Silva Gama, trazer o Ônibus Lilás para o município é acolher às mulheres com informação sobre seus direitos e como identificar situações de violência.
“A Secretaria de Assistência Social tem uma preocupação muito grande em relação às mulheres que sofrem com violências dentro de suas casas, dentro da própria comunidade, e sabemos que a ação desse ônibus é conscientizá-las, orientá-las para que não sofram sozinhas, busquem ajuda, e parceiros”, ressalta.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania.