O auditório da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado foi palco de mais um capítulo da história de Mato Grosso do Sul. Na última quarta-feira (29), alunos que compõem os 337 grêmios estudantis da rede estadual de ensino deram o start na primeira formação específica para atuar como porta-vozes de todos os estudantes do Estado.
Iniciativa da Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, Secretaria de Estado de Educação e Fadeb (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul), com apoio do Conjuv MS (Conselho Estadual de Juventude) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a formação será realizada de forma on-line, dividida em módulos, com conteúdos que vão desde os marcos legais e históricos dos grêmios estudantis, às habilidades, competências e protagonismo juvenil.
Lançamento

Na solenidade que marcou o lançamento do curso e foi transmitida on-line para todas as escolas da rede, o secretário de Educação, Helio Daher, comemorou o fato de Mato Grosso do Sul ser um dos estados com maior porcentagem de escolas com grêmios de todo o Brasil.
“Para nós, isso é um grande desafio, porque não basta criar um grupo de liderança, vocês estão assumindo um papel de grande responsabilidade, passando a representar um grupo, e a partir disso vocês vão aprender sobre gestão, e entender como é que funcionam as escolas para poder reivindicar. Enquanto secretário, quero dizer que a gente tem muito orgulho do trabalho que vocês estão fazendo”, pontuou Helio.

Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza reforçou a importância dos grêmios estudantis para o exercício pleno da cidadania. “São os grêmios que fazem a ponte dos sonhos e da realidade dos alunos para uma transformação da educação. Espero que vocês transformem as nossas sociedades, as nossas comunidades, naquilo que nós gostaríamos, porque cada um de nós, enquanto cidadão e cidadã, somos responsáveis pela transformação do mundo”.
“Grêmio Estudantil: Cidadania Ativa”
Subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz explicou aos estudantes os detalhes da formação. O curso será de 40h, dividido em dois módulos. Além dos vídeos já colocados na plataforma da Fadeb, os alunos terão dois encontros híbridos.
“Essa é uma formação na qual vocês vão ter a oportunidade, o privilégio, de participar de forma autônoma, com o protagonismo até nesse processo formativo, porque ela é auto-formativa. Dentro dos conteúdos, nós temos os marcos legais e históricos sobre os grêmios, também temos um módulo falando sobre desenvolvimento de habilidades específicas, tanto na questão de habilidades sociais, de comunicação, dentre outros, e um de socialização de práticas, que é o momento em que vocês vão colocar ali, inclui uma ação que vocês já desenvolveram, ou estão desenvolvendo, ou irão desenvolver”, descreveu Jessé.

O subsecretário de Políticas Públicas para Juventude ainda recorre às palavras do antropólogo e educador João Rocha que fala como a educação não se faz no singular.
“Educação se faz no plural, e um grêmio estudantil também, para impactar a comunidade escolar, para dialogar com os gestores, com os professores, com os pais, com os estudantes. A grande pergunta aqui não é o que temos para fazer, porque sim, temos muitas coisas para fazer, mas quem nós temos que servir? Quem são as pessoas que nós serviremos? Isso que tem que ser o tutano das nossas ações”, ressaltou Jessé.
Gremistas

Diretor sócio cultural do grêmio estudantil da Escola Maria Constança de Barros Machado, Luiz Fernando Silva Lima, de 16 anos, conta animado que sempre quis exercer um cargo para trabalhar pela juventude.
Estudante do 2º ano do Ensino Médio, ele espera mudar, acima de tudo, as interações entre os alunos. “Se pode resolver muitas coisas da escola interagindo com os alunos. Para mim, é uma importância muito grande essa formação, porque a gente vai ter uma visão ampla da escola em si”.
Vice-presidente do grêmio, Amanda Gomes quis entrar para a chapa para ajudar o próximo de forma mais assertiva. “Acho incrível as pessoas participando do grêmio, ajudando uns aos outros, e ajudando também a escola. A formação vai servir pra gente descobrir o quanto podemos fazer”, resume.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania