Uma nova eleição conduziu à presidência do Cedine MS (Conselho Estadual dos Direitos do Negro) o representante de povos tradicionais de matriz africana e comunidades de terreiro, Pedro Gaeta, o Bàbá Gaeta.
Eleito por unanimidade, Pedro Gaeta assume depois do afastamento de Laycilia Rodrigues Samaniego Ortis, do Instituto Sócio Cultural Dandara, que deixou o cargo para disputar as eleições.
Técnico da Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Roberto Cardoso, pasta na qual o Cedine é vinculado, explica que o estatuto prevê uma nova eleição em caso de afastamento de três meses.
“Como a vice-presidente é representante governamental, e nós estamos em um mandato da sociedade civil, foi preciso chamar esta nova eleição para que a sociedade assumisse”, detalha Roberto.
A eleição foi realizada nesta segunda-feira (16), no auditório do Caorc, no Bairro Amambaí, em Campo Grande.
Cedine
Histórico, o Conselho Estadual dos Direitos do Negro de Mato Grosso do Sul tem quase 30 anos, e é um dos primeiros do País. Depois de quase dois anos de trabalhos suspensos, o Conselho voltou à ativa em março deste ano, mês significativo pelo Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e também Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.
O Conselho Estadual dos Direitos do Negro foi criado pela Lei n° 702, de 12 de março de 1987, é órgão colegiado de deliberação coletiva, de caráter permanente, com composição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil Organizada, que tem por finalidade promover, em âmbito estadual, políticas que visem a eliminar as discriminações que atingem o negro e defender seus interesses.
Diretoria
Com a eleição de Gaeta para a presidência, a diretoria fica desta forma:
Presidência: Pedro Gaeta
Vice-presidência: Myla Meneses (Secretaria de Estado de Educação/SED)
Secretário: Artur Padilha (Associação dos Descendentes de Tia Eva)
Paula Maciulevicius, Comunicação da SEC