Conselho Estadual dos Direitos da Mulher elege nova vice-presidente em MS

  • Publicado em 31 jul 2025 • por Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil •

  • Em eleição realizada nesta terça-feira, 30 de julho, no auditório da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul definiu a nova composição da mesa diretora, com destaque para a eleição da vice-presidente do colegiado.

    Com a substituição da defensora pública Zeliana Sabala da vice-presidência, após sua saída da coordenação do Nudem (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher), o Conselho convocou novas eleições conforme prevê o regimento interno. O cargo, que deve ser ocupado por uma representante do Poder Público, passou a ser exercido pela secretária-adjunta da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Ana Carolina Nardes.

    Vice-presidente eleita, Ana Nardes, ao lado da secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza.

    Ao assumir a vice-presidência, Ana Carolina destacou a importância de fortalecer o papel do Conselho dentro da estrutura do Governo.

    “Entendo que qualquer conselheira representante do poder público teria condições de ocupar esse cargo. Mas, estando hoje como secretária-adjunta da Segov, consigo acompanhar de forma transversal todas as políticas públicas implementadas no Estado e, assim, apoiar o Conselho em suas demandas junto às diversas pastas”, explicou.

    Para ela, sua atuação permitirá ainda maior articulação institucional. “O Conselho recebe demandas da sociedade civil e também dos órgãos públicos. Estando na Segov, que tem uma ponte direta com os demais poderes, posso contribuir para que essas deliberações sejam encaminhadas e ganhem força dentro do Governo. Meu objetivo na vice-presidência é justamente esse: fortalecer o Conselho no diálogo institucional e no enfrentamento das desigualdades que ainda marcam a vida das mulheres sul-mato-grossenses.”

    Durante a cerimônia, a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, reforçou o papel estratégico do Conselho Estadual na luta pelos direitos femininos.

    “O Conselho tem sido um espaço essencial de construção coletiva e escuta ativa, especialmente para as mulheres que enfrentam mais barreiras no acesso a políticas públicas, como as indígenas, quilombolas e as que vivem no meio rural. O Governo do Estado acredita na força das instituições e na importância de ampliar a participação feminina nos processos decisórios”, afirmou.

    CEDM-MS

    Criado em 1987, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher é um órgão colegiado de caráter deliberativo, com composição paritária entre representantes do poder público estadual e da sociedade civil organizada. Atualmente, é formado por 22 conselheiras titulares e suas respectivas suplentes.

    Sua missão é propor e fiscalizar políticas públicas voltadas às mulheres, assegurando a participação plena nos espaços políticos, sociais, econômicos e culturais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

    O Conselho segue tendo como presidente Jamille Augusta Weiss Penteado de Freitas, representante da Marcha Mundial das Mulheres de MS. 

    Membros do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de MS.

    Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania

    Categorias :

    Cidadania, Mulheres

    Veja Também