Conferências Regionais da Mulher mobilizam participação em todo o Estado

  • Publicado em 16 jul 2025 • por Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil •

  • A Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, deu início nesta quarta-feira (16), às Conferências Regionais de Políticas Públicas para as Mulheres. A primeira etapa está sendo realizada no município de Eldorado, sede da regional Conesul, reunindo representantes dos municípios de Juti, Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Japorã, Mundo Novo e Iguatemi.

    Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, as conferências abrem espaço para escuta, diálogo e construção coletiva de propostas que reflitam a realidade das mulheres sul-mato-grossenses em cada território. O processo busca garantir a ampla participação de mulheres negras, indígenas, quilombolas, com deficiência, LGBTQIA+, do campo, da cidade, jovens, idosas, em situação de rua, migrantes e tantas outras. A pluralidade é a essência dessa construção democrática.

    As etapas regionais são fundamentais para consolidar diagnósticos locais e garantir que as vozes das mulheres, em toda a sua diversidade, sejam ouvidas e consideradas nas próximas fases do processo, incluindo a Conferência Estadual, que acontecerá em Campo Grande, nos dias 28 e 29 de agosto, e a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, prevista para os dias 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília, após quase dez anos desde a última edição.

    Conferência

    Abertura das conferências na região do Conesul ocorreu nesta quarta-feira (16), em Eldorado.

    Uma conferência é um grande encontro onde pessoas se reúnem para discutir ideias, trocar experiências e tomar decisões sobre um tema importante. A palavra vem do verbo ‘conferir’, que significa comparar, debater, verificar e avaliar algo em conjunto. Tecnicamente, uma conferência se diferencia de outros tipos de encontros, como seminários, fóruns e reuniões, pelo seu formato e objetivo.

    Historicamente, as Conferência de Políticas para as Mulheres são organizadas por órgãos e instituições da administração pública municipal ou que atuam com foco nas políticas para as mulheres com a participação dos Conselhos Municipais dos Direitos para as Mulheres.

    O foco principal é avaliar, discutir e propor diretrizes para políticas públicas para as mulheres, além de integrar propostas para o fortalecimento e a ampliação de políticas públicas para as mulheres, com a perspectiva da interseccionalidade, e ainda promover a democracia e a igualdade, garantindo a voz e representatividade às mulheres em toda a sua diversidade.

    Como resultado, das discussões, resultam em um documento final com recomendações que podem orientar decisões governamentais.

    “A Conferência é um momento único de reunir a sociedade civil e o poder público para discutir políticas que impactam diretamente a vida das mulheres. Vamos juntas fazer dessa construção um marco no fortalecimento da cidadania e da democracia”, ressalta a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza.

    A Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa, destaca que este é um momento histórico de participação democrática. “Depois de 10 anos, nós, mulheres, estamos nos organizando novamente para participar das conferências de políticas públicas para as mulheres. É fundamental mobilizarmos grupos, clubes de mães, associações de moradores e movimentos sociais. Precisamos garantir que todas saibam que estamos discutindo a vida delas e que é por meio das políticas públicas que transformamos realidades”.

    Etapas regionais:

    • 21/07 – Batayporã (Região Leste), das 7h às 16h, Salão de Festa CS Eventos, situado no Corredor Público, S/N, Vila Militar;
      Municípios: Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Nova Andradina e Taquarussu

    • 22/07 – Jardim (Região Sudoeste), das 7h às 11h e 13h as 17, Centro de Convenções Oswaldo Fernandes Monteiro, na Praça Getúlio Vargas/Av. Duque de Caxias;
      Municípios: Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Pedro Gomes, Sonora. 

    • 24 e 25/07 – Dourados (Grande Dourados), das 7h às 17h, e 25 de julho, das 7h30 às 11h30, Câmara Municipal de Dourados, Av.  Marcelino Pires, 3600 – Shopping Avenida Center
      Municípios: Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Maracaju, Rio Brilhante. 

    • 28/07 – Amambai (Sul Fronteira), das 7h30 às 17h, Alphaville Club, Rua Antônio Pereira dos Santos, 1673 – Vila Giseli;
      Municípios: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru. 

    • 28/07 – Corumbá (Pantanal), das 8h às 16h, Centro de Convenções de Corumbá, Rua Domingos Sahid, 570 – Porto Geral
      Municípios: Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana, Anastácio. 

    • 28/07 – Nova Alvorada do Sul (Campo Grande Regional), das 7h as 16h, CCI- Centro de convivência dos Idosos, Rua José Pereira do Nascimento, 890, Bairro Maria de Lourdes
      Municípios: Corguinho, Rochedo, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul.

    Etapa Municipal

    Apenas a cidade de Três Lagoas, na região do Bolsão, terá etapa municipal.

    25/07 – Três Lagoas, das das 7h às 17h, no anfiteatro da UFMS, no Campus II, Rua Ranulpho Marques Leal, 3884, Auditório Decir Pedro de Oliveira.

    Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania

    Categorias :

    Cidadania, Mulheres

    Veja Também