Publicado em 18 set 2025 • por Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil •
A energia da juventude tomou conta de Três Lagoas na última terça-feira (17), com a realização do Circuito Avança Juventude – Etapa Região Bolsão, promovido pela SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude, em parceria com a Prefeitura Municipal.
O encontro, realizado na Escola Estadual Professor João Magiano Pinto (Jomap), “explodiu” em participação, reunindo 1,2 mil jovens de Três Lagoas e de outros quatro municípios: Inocência, Ribas do Rio Pardo, Cassilândia e Selvíria.





Com cursos, rodas de conversa e apresentações culturais, o circuito é um espaço de construção coletiva, cujo objetivo é fortalecer as políticas públicas e reunir propostas para o Plano Estadual da Juventude de MS.
A abertura contou com a participação da diretora de Juventude de Três Lagoas, Márcia Regina de Carvalho Donegatti, além de apresentações da Banda Musical Jomap, que entoou o hino nacional, e momentos de interação entre os estudantes.
Estiveram presentes autoridades estaduais e municipais, como o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Fragoso da Cruz; a presidente do Conselho Estadual de Juventude de MS, Isabela Nantes; a coordenadora Regional de Educação de Três Lagoas, Marizeth Bazé Kill; e representantes da Prefeitura de Três Lagoas, do Conselho Municipal da Juventude, de instituições de ensino e do projeto Gerando Futuro, que levou mais de 120 jovens para o evento.
Voz da juventude

O circuito foi também um palco de escuta ativa, onde jovens e gestores tiveram espaço para compartilhar visões e expectativas. Para Rafael, participante do Parlamento Jovem, a iniciativa representa união e oportunidades.
“A gente vai proporcionar melhores condições para o pessoal jovem, buscar recursos para incentivar a liderança e garantir mais conforto e credibilidade nos ensinos. Aqui todo mundo está unido para melhorar a educação e a liderança dos jovens.”
O estudante Samuel Santana, presidente do Grêmio Estudantil e integrante do Parlamento Jovem, destacou a inspiração do encontro. “Esse evento mostra para nós, jovens aprendizes, que temos futuro e oportunidades. Agradeço à Secretaria e à diretoria de Juventude por esse espaço. A juventude está aqui e faz o nosso futuro.”
A estudante Mariah trouxe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelos grêmios estudantis. “Eu acho importante falarmos da falta de recursos aos grêmios sociais, porque nós temos a consciência que os recursos são não só a essência, mas o combustível para nossas ideias, nossos investimentos e também para um local melhor dentro do ambiente escolar.”
Já a vice-prefeita de Cassilândia, Sumara Ferreira Leal, ressaltou como a experiência foi transformadora. “No nosso município ainda não temos Conselho de Juventude, nem Secretaria voltada para os jovens. Mas este encontro foi muito importante, porque vou levar ideias e, quem sabe, em breve, também sediarmos o circuito em Cassilândia.”
Representando o município de Inocência, o secretário de Esporte, Jonathan Fernandes de Freitas, reforçou a importância da integração regional. “É um evento muito importante que abrange vários municípios. Acredito que vai ajudar muitos jovens também da nossa cidade.”
Um marco para a região
Para o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Fragoso da Cruz, a Etapa Região Bolsão foi um marco pela articulação conquistada e pela participação expressiva dos jovens.
“O evento foi muito importante, um marco para a região por vários motivos. Primeiro, pela boa articulação com diversos municípios e pela presença deles no evento, que garantiu esse espaço de troca. Realizamos a adesão de projetos, como o Capacita PPJ em Cassilândia, que vai criar o Conselho Municipal, e também em Inocência. Outro ponto importante foi o Fórum Regional: tivemos mais de 30 propostas elaboradas pelos jovens e, após votação, reduzimos para 12, o que mostrou engajamento e protagonismo. A diversidade das juventudes presentes – de escolas estaduais, municipais, jovens empreendedores e universidades – também marcou muito. Foi um evento que contemplou de forma assertiva todos os eixos propostos no circuito”.

Circuito Avança Juventude
Com o compromisso de estar cada vez mais presente na vida dos jovens de Mato Grosso do Sul, a SEC, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude e do Conselho Estadual da Juventude, realiza o Circuito Avança Juventude.
A iniciativa vai percorrer todas as nove regiões do Estado com uma série de ações regionalizadas, levando formações, escuta ativa, serviços e articulação de políticas públicas diretamente aos territórios.
O circuito transforma os municípios-sede em pontos de encontro, onde juventudes, gestores, conselhos e lideranças dialogam e constroem soluções conjuntas. Mais do que uma agenda técnica, é um movimento de valorização da cidadania jovem, que fortalece a rede estadual de atendimento e amplia o acesso a direitos em áreas como educação, empregabilidade, saúde, empreendedorismo e inclusão.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
Foto de capa: Prefeitura Municipal de Três Lagoas