Cine Maturidade vai a Rio Negro em 1ª edição itinerante de projeto que une arte e o envelhecer

  • Publicado em 05 abr 2024 • por Matheus Felipe Carvalho •

  • Arte, reflexão e conexão entre gerações chegaram até a cidade de Rio Negro no último dia 27 de março, quando o Cine Maturidade, projeto da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, desembarcou no município.

    Criado em 2023, o Cine Maturidade discute o envelhecimento humano através da linguagem do cinema, reunindo audiovisual e discussões com especialistas, sempre após as sessões.

    Em março, pela comemoração do Dia da Mulher, o longa selecionado foi “Pacarrete”, que conta a história de uma bailarina criada em Russas, no interior do Ceará, e que deixa a cidade para viver o sonho de ser bailarina. Anos depois, ao retornar para o vilarejo, resolve fazer uma apresentação de dança como presente ao povo, na festa de 200 anos do município, mas ninguém se importa.

    O Cine Maturidade tem trabalhado para se consolidar como ferramenta para a sensibilização e conscientização acerca dos direitos e da cidadania da pessoa idosa. Para a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Zirleide Barbosa, existem várias formas de discutir o envelhecimento, o preconceito e o etarismo, e uma delas é através da arte.

    “A partir do momento em que as pessoas vão pro cinema e levam, ali tinha pessoas idosas e outros familiares também, você faz toda uma conversa com várias gerações”, pontua.

    A ida a Rio Negro veio a pedido do município, e na oportunidade, a Cidadania conversou com as pastas de Educação, Assistência Social e Saúde de Rio Negro.

    Em Rio Negro, além de levar Cine Maturidade, Subsecretaria debateu e fortaleceu os laços com a rede de atendimento à pessoa idosa no município. (Foto: Divulgação)

    “Apresentamos a Subsecretaria, os nossos projetos, e assim também fortalecemos a rede de atendimento e o trabalho das pessoas que estão lá na ponta, lidando com as demandas. O nosso País não está preparado, nós não estamos preparados para o envelhecimento. Então, é preciso encontrar mecanismos para fazer essa discussão, e a arte é um começo importante. Ali, exibimos um filme que trata de vários aspectos do envelhecimento e as pessoas começam a discutir a partir do filme, a tratar da realidade”, descreve Zirleide.

    Secretária de Assistência Social de Rio Negro, Aldeci de Oliveira Gama, fala que a  visita da Subsecretaria com o Cine Maturidade marca o início de uma parceria entre o município e o Governo do Estado. “Hoje, em Rio Negro, nós temos 940 idosos, e  estamos trabalhando para que a gente consiga que todos participem dos eventos, das modalidades esportivas, dos programas sociais. Esse filme vem nos enriquecer bastante, mostrando a persistência de uma mulher idosa e de seu talento para mostrar à comunidade que todos têm direitos”.

    O Cine Maturidade é uma realização da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa com apoio da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul.

    Paula Maciulevicius, da Comunicação da SEC.

    Categorias :

    Cidadania, Pessoa Idosa

    Veja Também