Publicado em 02 out 2025 • por Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil •
A Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, realizou mais uma etapa da formação em letramento racial, desta vez com professores e funcionários da Escola Estadual João Carlos Flores, em Campo Grande.
A atividade foi conduzida nesta quinta-feira (2), pela técnica Irineia Cesário e pelo subsecretário da pasta, Deividson Silva, que dialogaram com a comunidade escolar sobre a importância de trazer a história e a cultura afro-brasileira para o centro do processo educativo.

Em pauta, o curso destacou a relevância de enfatizar o papel dos atores negros na construção da sociedade brasileira, bem como a necessidade de aplicar, em sala de aula, os conteúdos previstos na Lei Federal 10.639, que determina a inclusão do estudo da história da África e dos africanos, a luta da população negra no Brasil, a cultura afro-brasileira e a participação dos negros na formação nacional no currículo escolar.
Durante a formação, Irineia Cesário destacou a necessidade de reconhecer como o racismo se manifesta nas estruturas sociais. “O racismo estrutural está presente na forma como a sociedade se organiza. Muitas vezes, uma pessoa negra entra em um espaço e se sente inadequada, porque não se reconhece naquele lugar. Isso não é individual, é estrutural”, afirmou a técnica da Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial.

Ela também chamou atenção para o racismo institucional. “Quando olhamos para empresas, instituições ou cargos de liderança e não vemos a presença de pessoas negras, isso é um forte indício de racismo institucional. Vivemos em um país racializado, e por isso precisamos de políticas próprias para enfrentar essas desigualdades”, completou.
Com ações como esta, a Secretaria de Estado da Cidadania reafirma o compromisso de transformar professores em protagonistas na valorização da história afro-brasileira e na construção de uma educação antirracista em Mato Grosso do Sul.