Cidadania: Governo do Estado promove ‘Dia D da Saúde Inclusiva’ com atendimentos, vacinação e programação especial

Mulher com luvas azuis auxiliando uma criança, sentada em uma cadeira azul, a usar um aparelho de scanner em uma mesa branca com um notebook. A cena mostra atendimento de serviço público.
  • Publicado em 12 dez 2025 • por Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil •

  • A Secretaria de Estado da Cidadania, em parceria com o Bioparque Pantanal, realiza neste sábado, 13 de dezembro, das 8h às 18h, o Dia D da Saúde Inclusiva, reunindo atendimentos gratuitos, exames, vacinação, palestras e orientações voltadas à promoção da saúde, inclusão e cidadania. 

    O evento acontece no Bioparque Pantanal, espaço reconhecido pela acessibilidade e vocação educativa, que nesta edição se torna palco para uma grande mobilização de cuidado e presença do Estado.

    Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, destaca que o Dia D da Saúde Inclusiva reafirma o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com a construção de um Estado verdadeiramente inclusivo. 

    “Reunimos uma rede de parceiros que entende que garantir direitos e promover cidadania é um trabalho coletivo. O Bioparque Pantanal, com sua essência de acessibilidade e acolhimento, dialoga diretamente com as políticas públicas que estamos fortalecendo. Neste Dia D, além de oferecer diversos serviços e atendimentos, reafirmamos que a inclusão deve orientar nossas decisões”, ressalta Viviane.

    Profissional de saúde, em um veículo do SUS, aplicando uma vacina no braço de um homem adulto que veste um boné com a bandeira do Brasil. Há adesivos de bonecos de vacinação no balcão.

    Atendimentos e exames

    Durante o Dia D, a população terá acesso a diversos serviços em saúde, ofertados em parceria com instituições públicas e privadas. Os atendimentos podem ser agendados pelo telefone (67) 99184-6252.

    Entre as especialidades disponíveis estão:

    • Odontologia (Amigos do Coração) – 30 vagas pela manhã e 30 à tarde;
    • Ultrassom de mama (Onça Pintada) – 30 vagas pela manhã e 30 à tarde;
    • Ultrassom de carótidas (Sejusp) – 30 vagas pela manhã e 30 à tarde;
    • Mamografia (Cassems) – 30 vagas pela manhã e 30 à tarde;
    • Preventivo (Cassems) – 50 vagas pela manhã e 50 à tarde;
    • Médico da Família (Cassems) – 8 vagas pela manhã e 20 à tarde;
    • Mamografia (Hospital do Amor) – 30 vagas pela manhã e 30 à tarde;
    • Preventivo (Hospital do Amor) – 50 vagas pela manhã e 50 à tarde.

    A programação inclui ainda dois momentos formativos voltados à saúde e ao neurodesenvolvimento, com palestras no auditório do Bioparque Pantanal, às 9h com o tema “A importância da nutrição para as pessoas com autismo”, ministrada pela Dra. Pamela Leal (nutricionista do Instituto Pamela Leal) e às 10h “Desvendando o TDAH” com a neuropsicopedagoga Ivete Goldoni Moreti.

    Também serão disponibilizadas 18 vacinas previstas no calendário nacional de imunização, respeitando critérios técnicos para cada público. Entre elas hepatite A e B, penta, pneumocócica 10-valente, VIP, rotavírus, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, tetraviral, DTP, varicela, HPV quadrivalente, dT, dTpa, meningocócica ACWY, Covid-19 e influenza.

    Inclusão 

    A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, ressalta que abrir as portas para o Dia D fortalece valores que fazem parte da essência do espaço. “Nosso compromisso com a inclusão vai muito além da visitação. O Dia D da Saúde Inclusiva reforça a missão do Bioparque de ser um espaço para todos, onde cada pessoa é acolhida com respeito, sensibilidade e autonomia. Trabalhamos continuamente para garantir acessibilidade, promover conhecimento e criar experiências que valorizem a diversidade humana. É uma alegria abrir nossas portas para mais um momento de cuidado e atenção às famílias atípicas e às pessoas com deficiência”.

    O Dia D da Saúde Inclusiva será realizado neste sábado (13), das 8h às 18h, com todos os serviços gratuitos. O Bioparque fica na Avenida Afonso Pena, 6277, no Bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande.

    Paula Maciulevicius, Comunicação SEC
    Fotos: Fabíola Camilo/Assessoria Acrissul

    Categorias :

    Cidadania, PCD

    Veja Também