Publicado em 27 maio 2024 • por Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil •
Sem deixar ninguém para trás, a Cidadania por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude entrega equipamentos e realiza o Curso de Inclusão Digital para 200 adolescentes e jovens da Reserva Indígena de Dourados.
A ação de entrega dos computadores foi ainda em março, na Escola Estadual Indígena Guateka Marçal De Souza, mês em que também foi iniciada a formação com a primeira turma. A iniciativa da Cidadania tem como parceiros a SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul), Instituto BRF e Prefeitura de Dourados.
Subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz explica que o curso “Inclusão Digital – Informática Básica” é direcionado a 200 jovens indígenas das comunidades Bororó e Jaguapiru, de Dourados.
“Percebemos os jovens entusiasmados com a novidade, podendo se qualificar para melhor ingressar no mercado de trabalho. Essa iniciativa conjunta visa promover a inclusão digital e fortalecer as comunidades indígenas por meio da educação e acesso à tecnologia”, ressalta Jessé.

Como todo projeto é pensado em eixos, o subsecretário explica que a expectativa é alcançar resultados quanto ao aumento do acesso à tecnologia, empoderamento educacional, além do fortalecimento da comunidade indígena. “Ao capacitar os jovens indígenas com habilidades digitais, a comunidade como um todo se beneficia de um maior desenvolvimento socioeconômico e cultural”, completa.
Participante do projeto, o fotógrafo Nailson Gomes, de 19 anos, da etnia Guarani, conta que o curso agrega ao currículo escolar da comunidade indígena. “Para entrar em uma universidade, você precisa da tecnologia, aprender a abrir o Word, fazer um Power Point, apresentar o TCC, então isso é de extrema importância”, comenta.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania