Circuito Avança Juventude mobiliza mais de 500 jovens na região Sul-Fronteira

  • Publicado em 08 out 2025 • por Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil •

  • Mais de 500 adolescentes e jovens participaram do Circuito Avança Juventude Etapa Sul-Fronteira, realizado na última sexta-feira (3), no Centro Internacional de Convenções, em Ponta Porã. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ponta Porã e a Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social.

    O encontro integra a série de etapas regionais do Circuito Avança Juventude, que percorre as nove regiões do Estado com o objetivo de ouvir as juventudes, ampliar a participação social e fortalecer políticas públicas voltadas ao protagonismo juvenil. Em Ponta Porã, jovens de diferentes municípios da fronteira se reuniram para debater desafios locais e propor soluções conjuntas para o desenvolvimento da região.

    Município aderiu ao Circuito Avança Juventude, demonstrando o compromisso com ações voltadas para este público.
    Subsecretário da Juventude, Jessé Cruz enfatiza que Circuito é espaço para os jovens serem ouvidos.

    Durante a abertura, autoridades estaduais e municipais participaram da assinatura do Termo de Adesão ao Circuito Avança Juventude, formalizando o compromisso dos municípios com ações que promovam inclusão, escuta ativa e desenvolvimento integral das juventudes.

    Subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz, ressaltou que o Circuito é um espaço de acolhimento, diálogo e celebração.

    “A fim de acolher os jovens, escutar os jovens — esse é o primeiro pilar. O segundo é celebração, porque estamos comemorando 20 anos de políticas públicas para a juventude. A gente está muito feliz também que vários municípios do entorno estão se mobilizando para estar presente. Esse é o objetivo, é um evento regional e, assim, eu sempre digo — acho que é bom repetir — a gente está aqui para servir vocês”, destacou Jessé.

    A secretária municipal de Cidadania e Inclusão Social, Dilma da Silva, destacou o compromisso da gestão municipal em valorizar e preparar a juventude fronteiriça. “Mais do que um encontro técnico, o Avança Juventude é um movimento de valorização da cidadania jovem, que fortalece a rede de atendimento estadual e amplia o acesso a direitos em áreas como educação, empregabilidade, saúde, empreendedorismo e inclusão”, afirmou.

    Fórum das Juventudes dividiu público seguindo eixos para coletar propostas que serão incorporadas ao Plano Estadual da Juventude.

    A programação contou com o Encontro Regional de Gestores e Lideranças Municipais, que apresentou o Painel dos Indicadores da Juventude, elaborado pelo Observatório da Cidadania, com dados sobre a realidade da população jovem da região. Durante todo o dia, a Feira das Juventudes ofereceu atendimentos e orientações nas áreas de saúde, cidadania, educação, empregabilidade e assistência social, além de estandes de conscientização e incentivo à participação social.

    O momento central do evento foi o Fórum das Juventudes, dedicado à escuta ativa e à construção de propostas pelos próprios jovens. Os grupos discutiram temas como educação, trabalho, cultura, diversidade, meio ambiente e participação social, contribuindo para a atualização do Plano Estadual da Juventude.

    Presidente do Conjuv (Conselho Estadual de Juventude), Isabela Nantes, reforçou o chamado à participação e ao engajamento. “Vocês têm a tarefa de estar com a gente para falar, questionar e propor. Como está o acesso à universidade? E as vagas de emprego? E os editais para cultura? Tudo isso a gente vem debatendo nas regiões. Não adianta reclamar nas redes sociais se, nos espaços de escuta, a gente não está presente. Então quero convidar vocês para estarem conosco e debater essas questões. Posso contar com vocês?”, provocou.

    Participaram do encontro representantes dos municípios de Tacuru, Ponta Porã, Campo Grande e Ribas do Rio Pardo, além de gestores, conselheiros, educadores e centenas de estudantes das redes municipal e estadual.

    O Circuito Avança Juventude é uma iniciativa do programa Juventude Plena, alinhado ao eixo “Educação de qualidade”, e reafirma o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da articulação entre Estado, municípios e sociedade civil, ampliando o protagonismo juvenil em Mato Grosso do Sul.

    Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania

    Categorias :

    Cidadania, Juventude

    Veja Também