Governo de MS abre Semana Estadual da Acessibilidade com ações integradas e transversais entre as secretarias

  • Publicado em 16 set 2025 • por Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil •

  • O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC) e da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, abriu nesta segunda-feira (15) a Semana Estadual da Acessibilidade – Incluir é Semear Cidadania. A ação reforça o compromisso do Estado com o tema com uma atuação transversal, envolvendo todas as secretarias estaduais que passam a trabalhar de forma integrada para promover inclusão, cidadania e igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

    Iniciativa, que marca o Setembro Verde, reforça o compromisso do Estado com a inclusão e a cidadania das pessoas com deficiência. (Foto: João Garrigó)

    O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, representou o governador Eduardo Riedel no evento, que marca a união de esforços e fortalece políticas públicas, além de ampliar o alcance das ações para garantir que a acessibilidade seja tratada como princípio estruturante em todas as áreas do governo.

    A abertura contou com painéis reunindo dados estratégicos das políticas públicas já em execução pelas secretarias estaduais e a exposição do trabalho realizado pelas organizações da sociedade civil. A proposta é reunir, em um só palco, o número de pessoas atendidas, os municípios contemplados e os serviços ofertados em prol da inclusão.

    Para o vice-governador José Carlos Barbosa, a união de diversas secretarias do Governo de Mato Grosso do Sul em prol do desenvolvimento da acessibilidade como um todo é de extrema importância para se ter o real conhecimento das demandas e de como levar eficiência aos projetos.

    “É a primeira vez que todas as secretarias se unem para discutir a inclusão na transversalidade. Conhecer de forma aprofundada as políticas públicas do próprio Estado e as demandas do tema é fundamental. Além disso, é importante dizer que só se faz política de inclusão com amor”, destacou Barbosinha.

    Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Malu Fernandes, ressalta que é a primeira vez que Governo se reúne para expor o que cada pasta realiza dentro da temática. (Foto: João Garrigó)

    A subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Malu Fernandes, reforçou a importância dessa força-tarefa. “Inclusão é para todos e, por isso, essa união entre todas as secretarias vai ser fundamental para conhecermos a dimensão das atividades do Estado e das instituições, sempre em busca de melhores resultados”.

    Já a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, completou: “Esta pauta precisa ser falada, precisa avançar e estamos avançando. Precisamos que os 79 municípios de Mato Grosso do Sul sejam multiplicadores dessas políticas. Essa é uma obrigação nossa como sociedade civil”.

    Para secretária da Cidadania, Viviane Luiza, desafio agora é fortalecer as políticas para todos os 79 municípios. (Foto: João Garrigó)

    Parceria com a OAB/MS

    Durante o evento foi assinada uma importante parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), para o fortalecimento das políticas públicas e a capacitação de profissionais que atuam diretamente no atendimento às pessoas com deficiência. A OAB doou 150 vagas do curso de Assistente Terapêutico do Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social (Iepsis) para a Secretaria de Estado da Cidadania. Essa iniciativa amplia oportunidades de aprendizado e fortalece a rede de proteção e inclusão.

    Parceria firmada com a OAB vai levar capacitação profissional a servidores. (Foto: João Garrigó)

    Setembro Verde

    A Semana Estadual da Acessibilidade é uma iniciativa em consonância com a Lei Estadual nº 5.611/2020, que institui o Setembro Verde como período oficial de conscientização sobre acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em Mato Grosso do Sul. O evento reforça o papel do Estado como referência nacional na construção de políticas inclusivas e integradas.

    Rodrigo Gordin, da Comunicação Vice-governadoria
    Fotos: João Garrigó

    Categorias :

    Cidadania, PCD

    Veja Também