Reflexão e enfrentamento à violência LGBTQIA+ marcam espetáculo e oficina nesta quinta

  • Publicado em 09 set 2025 • por Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil •

  • A SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+, realiza nesta quinta-feira, dia 11 de setembro, às 19h, no Teatro Grupo de Risco, na Capital, a apresentação do espetáculo “Tesoura”, seguida de oficina e roda de conversa.

    A proposta vai além do palco: é um convite à reflexão sobre as diversas formas de violência, desde física, moral, emocional e psíquica, que atingem a população LGBTQIA+, buscando fortalecer estratégias coletivas de enfrentamento e acolhimento.

    O evento, totalmente gratuito, busca ampliar a visibilidade das pautas, abrir espaços de diálogo e reafirmar o direito de viver com dignidade, respeito e liberdade. Mais do que um espetáculo, será um momento de escuta e construção coletiva, no qual a arte se une ao diálogo para transformar resistência em cuidado e possibilidades de futuro.

    Para o técnico da Subsecretaria, Luan Henrique de Souza, a ação simboliza a força da coletividade.

    “O espetáculo ‘Tesoura’ e a oficina promovida pelo Teatro Grupo de Risco são um convite para refletirmos juntos sobre o enfrentamento à violência contra a população LGBTQIA+. Esse momento é espaço de diálogo, troca de experiências e construção de estratégias de acolhimento. Como pessoa LGBTQIA+, participar de uma oficina assim é sentir o poder da coletividade e lembrar que nossas histórias importam, que não estamos sozinhos e que, juntos, transformamos a resistência em cuidado e em possibilidades de futuro”, ressalta Luan.

    Sinopse
    O espetáculo “Tesoura” é de autoria de Yago Garcia e conta com a direção de Ewerton Goulart. A história gira em torno dos personagens Sebastian e Mauro, interpretados por Fábio Umeda e Yago Garcia, que vivem uma relação cheia de desejo e violência. Uma história de amor e raiva, atração e repulsa, gerando um enorme conflito sobre como vivenciar a sexualidade.

    Um tem tanto medo de envelhecer sozinho, que se submete a um relacionamento de abuso. Já o outro, que trabalha como michê, vai lutar até às últimas consequências para não assumir a sua sexualidade.

    Serviço
    Espetáculo e Oficina “Tesoura”
    11 de setembro de 2025, às 19h
    Teatro Grupo de Risco – Rua Trindade, nº 401, Jardim Paulista, Campo Grande Inscrições: clique aqui.

    Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania

    Categorias :

    Cidadania, LGBTQIA+

    Veja Também