Com o objetivo de monitorar os projetos do Contrato de Gestão de 2024, para garantir o progresso eficaz e eficiente, os gerentes dos contratos da (SEC) Secretaria de Estado da Cidadania, reuniram-se com a equipe da SEGEM (Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), na tarde da última segunda-feira (10).
“Esse encontro para o monitoramento dos projetos da SEC é essencial para garantir que todas as etapas e atividades estejam progredindo conforme planejado, identificando possíveis desvios e solucionando problemas rapidamente. No ano passado tivemos um impacto muito positivo apresentando a cidadania para a população sul-mato-grossense, e agora com a SEC consolidada e sendo a primeira secretaria do país com dedicação exclusiva a pauta, seguimos fortalecendo as políticas públicas de cidadania para que cheguem aos 79 munícipios, sem deixar ninguém para trás”, ressalta a Viviane Luiza, Secretária de Estado da Cidadania.
Durante o encontro foi possível mensurar os esforços nas entregas firmadas das 08 Subsecretarias que compõem a pasta, sendo elas: Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Com Deficiências; Subsecretaria de Políticas Públicas para População LGBTQIA+; Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude; Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres; Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários; Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas; Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários e Subsecretaria de Políticas Públicas para Igualdade Racial.
Atualmente, a pasta tem 12 projetos em andamento, totalizando 23 entregas à população, com investimento estimado de mais de R$ 700 mil reais. Segundo o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira, os resultados apresentados na reunião estão dentro do esperado e planejado.
“Os níveis de execução dos projetos estão satisfatórios, 30% nesse primeiro ciclo. Uma vez que os projetos são bem desafiadores, e a secretaria é nova, está pela primeira vez dentro do contrato de gestão. E a partir desse primeiro movimento de estruturação das políticas públicas vamos avançar”, finaliza.
As políticas públicas apresentadas nos projetos que estão sendo executados pela SEC, são essenciais para promover a cidadania, a equidade e o desenvolvimento sustentável, melhorando a qualidade de vida e criando um futuro mais justo e próspero para todos. Dentre os projetos apresentados estão: Arena comunitária Perifeirarte; MS Inclusivo e Cidadão, Grêmio 360; Intervalo da Cidadania; Cidadania Inclusiva: Capacitação e Desenvolvimento para a Diversidade LGBTQIA+; Cidadania Acessível: Diretrizes para Pessoas com Deficiência do Mato Grosso do Sul; Cidadania Prateada: Diretrizes para Política Estadual da Pessoa Idosa; MS Água para todos; MS Mulheres e Cidadania nas fronteiras; Emprega + Cidadania: Equidade Racial no Mercado de Trabalho, entre outros.
“Os projetos do contrato de gestão estão divididos entre os 6 eixos de trabalho da secretaria, dentro do Programa Cidadania em Rede. Sendo sua maioria perpassando pela garantia de direitos, sensibilização e inserção econômica. Vale ressaltar que reuniões internas também são realizadas para monitorar os indicadores de cada entrega”, explica Juliana Batista de Oliveira, ponto focal da SEC, e servidora da Superintendência de Planejamento e Articulação Intersetorial.
No final do ano, os resultados serão apresentados ao governador Eduardo Riedel em reunião com os secretários para balizar os novos contratos e projetos a serem executados em 2025 e apresentar os resultados obtidos em 2024 em todas as pastas.
Texto: Jaqueline Hahn Tente, SEC