Publicado em 25 mar 2025 • por Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil •
A inclusão no turismo é fundamental para o desenvolvimento sustentável e responsável do setor. Avançando nesse compromisso, a Fundtur MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) apresentou a nova marca “Isto é Mato Grosso do Sul Acessível e Inclusivo” durante a 3ª Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), realizada em Bonito (MS).
Essa iniciativa integra o projeto de turismo acessível e inclusivo no Estado, conduzido pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania e liderada pela subsecretária Telma Nantes. O projeto busca estruturar a Rota de Turismo Acessível na Serra da Bodoquena, abrangendo os municípios de Bodoquena, Bonito e Jardim, com planos de expansão para outras regiões de MS.

Planejamento e Ações
Mato Grosso do Sul tem se dedicado a tornar seus destinos turísticos mais acessíveis e inclusivos. Para isso, diversas iniciativas já foram implementadas, como rodas de conversa sobre turismo acessível; visitas técnicas para mapear desafios e oportunidades; capacitações para o trade turístico, incentivando boas práticas de inclusão.
Essas ações visam engajar empresários do setor, promovendo um ambiente mais preparado para receber todos os visitantes, independentemente de suas necessidades.
A Feira Internacional do Destino Inteligente (FIDI), de 19 a 22 de março de 2025, foi o cenário ideal para o lançamento da nova identidade. O evento destacou a acessibilidade como um dos temas centrais, refletindo a crescente preocupação global com a inclusão no turismo.
Durante o painel “Turismo Inclusivo: Acessibilidade para Todos”, mediado pelo gerente de estruturação e inovação da Fundtur-MS, Edson Moroni, especialistas como Stephanie Sheehy Protti (Instituto Costarricense de Turismo), Valeria Mendez (Secretaria Municipal de Turismo de Mar del Plata) e Telma Nantes discutiram estratégias e desafios para tornar os destinos turísticos mais acessíveis e preparados para um público diversificado.
“Nós da Secretaria da Cidadania, por meio da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, trazemos com muita ênfase a importância da acessibilidade como o caminho para a inclusão. Hoje o mundo inteiro discute essa temática e considera que o destino inteligente é um destino acessível. Não podemos mudar este foco de trazer essa informação para toda a sociedade promovendo, incentivando, orientando e realizando capacitações para a promoção da cidadania das pessoas com deficiência, a promoção da acessibilidade da inclusão social”, ressalta Telma.
Compromisso com a acessibilidade

O lançamento da marca “Isto é Mato Grosso do Sul Acessível e Inclusivo” reforça a identidade turística do estado e seu compromisso com a acessibilidade. Para o diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, a iniciativa demonstra o esforço contínuo do estado em inovar e atender às novas demandas do setor. Já a subsecretária Telma Nantes destacou que o projeto representa uma inclusão real, garantindo que destinos turísticos icônicos de MS sejam acessíveis a todos.
A criação da Rota de Turismo Acessível é apenas o primeiro passo. A Fundtur-MS continuará investindo em infraestrutura, capacitação do setor e ações que promovam um turismo mais democrático e inclusivo. Mato Grosso do Sul, reconhecido mundialmente por suas belezas naturais, consolida-se assim como um destino acessível para todos os visitantes.
Texto: Débora Bordin – Fundtur MS, com informações da Gerência de Inovação, e Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
Fotos: Fundtur MS/Divulgação