A identificação com a cultura afro através do trançado dos cabelos e das cores na pele. Neste sábado (28), a Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, pasta ligada à Secretaria de Estado da Cidadania, promove a oficina “Beleza Negra”, em Furnas do Dionísio, distante 43km da Capital.
Dividida em três momentos, a oficina vai primeiro apresentar a contextualização sociocultural da mulher quilombola, com a subsecretária de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Vânia Lúcia Baptista Duarte. Em seguida, será feita a oficina de aperfeiçoamento de tranças, com a profissional Grazi Hair, e por fim, dicas de maquiagem para a pele negra, com a especialista Negona Make.
A subsecretária descreve que a proposta é de trabalhar o aperfeiçoamento da técnica de trançar cabelos afro, considerando que as mulheres pretas em busca de beleza e identificação com sua cultura, encontram uma oportunidade de geração de renda, e ainda introduzir a prática da maquiagem com demonstração de técnicas e cores na pele negra, contorno, correção, uso de tons, harmonia e finalização.
“A proposta é oportunizar uma experiência sobre a realidade social da mulher quilombola tendo em vista à valorização da estética negra como fator de embelezamento, além do desenvolvimento econômico social”, ressalta.
A ação tem como parceiros a Coordenadoria Municipal para Promoção de Igualdade Racial de Jaraguari, Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Furnas do Dionísio/Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio, Studio Grazi Hair e Negona Make.
A oficina é gratuita e será realizada no salão de festas do Centro Comunitário da Comunidade Quilombola Furnas de Dionísio, na MS-010, em Jaraguari.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania