Os servidores da Cidadania, a Secretaria de Estado mais nova de Mato Grosso do Sul, estrearam fazendo história na campanha “Seu Abraço Aquece”. Na primeira participação, a SEC arrecadou 4.181 mil peças entre cobertores, mantas, calças, agasalhos, meias, calçados e blusas.
A entrega das doações foi realizada no hall da Cidadania nesta terça-feira (28), e contou com a participação da primeira-dama e madrinha da campanha, Mônica Riedel, o secretário-adjunto de Estado de Administração, Roberto Gurgel, além da titular da Cidadania, Viviane Luiza.
“Muito obrigada a cada pessoa que fez essa campanha valer a pena. A união da nossa secretaria que está fazendo a diferença para cada cidadão e cidadã sul-mato-grossense”, ressaltou Viviane.
Anfitriã do evento, a secretária destacou que a Cidadania corresponde a 0,2% dos servidores ativos do Estado. “É uma secretaria enxuta, mas não foi isso que nos fez parar a mobilização”, pontua.
Viviane ainda agradeceu a dedicação da madrinha da campanha, Mônica Riedel, que tem olhado não só para dentro da instituição Governo do Estado, mas para todas as pessoas que vão se sentir aquecidas com o abraço das doações.
“A gente acorda de manhã, no frio, e sabe que temos roupa para vestir, e é isso que vamos fazer agora, entregar para cada uma dessas pessoas o que para eles falta no inverno. Sempre falo que a primeira-dama toca a alma de onde ela encosta”, acrescenta Viviane.
Secretário-adjunto de Administração, Roberto Gurgel agradeceu o engajamento de cada um. “Sem o servidor público nada disso teria acontecido. O coração dessa campanha é o servidor público, somos nós. Óbvio que a gente acaba tendo parceiros fora que abraçam, mas quem faz isso tudo acontecer são vocês”, enfatiza.
Em sua fala, Gurgel relembrou a tragédia que deixou milhares de pessoas desabrigadas no Rio Grande do Sul, e que mesmo diante do cenário, a campanha não se apequenou. “Pelo contrário, esse abraço atingiu não só o Mato Grosso do Sul, como o Rio Grande do Sul. E eu tenho certeza que cada um aqui fez uma doação, tanto pra lá, quanto pra cá, o que demonstra o quanto o nosso extremo de bondade é possível alcançar”.
Madrinha da campanha, a primeira-dama do Estado Mônica Riedel ressaltou que foi uma surpresa ter aumentado a quantidade de itens arrecadados em comparação ao ano de 2023, e que isso demonstra a solidariedade do sul-mato-grossense, que foi capaz de doar não só para o seu estado como também para o sul do País.
“Agora com a arrecadação de vocês, vamos passar para 200 mil peças que vão atender mais de 300 instituições. O que deixa a gente feliz é saber que conseguimos abraçar o Rio Grande do Sul, e também abraçamos o sul-mato-grossense que mais precisa”.
Gincana
A Cidadania foi dividida em 13 equipes que juntas mobilizaram familiares e amigos para que roupas e mantas chegassem como um abraço a quem mais precisa. O encerramento da campanha foi com o “Chá Revelação”.
Estourado pela primeira-dama, o balão revelou que o grupo Coração Vermelho foi quem conquistou a premiação. Também foram contemplados com brindes os servidores que mais contribuíram.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania