Cidadania com formação comunitária, atendimento às mulheres e cultura: Perifeirarte alcança mais de 300 pessoas em Ribas 

  • Publicado em 05 maio 2025 • por Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil •

  • Nos dias 24, 25 e 26 de abril, a cidade de Ribas do Rio Pardo entrou na rota do Perifeirarte, programa realizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, pasta ligada à Secretaria de Estado da Cidadania. 

    Foram três dias de formação gratuita abrangendo temas que fortalecem ainda mais a atuação das lideranças comunitárias e do terceiro setor, como: Noções básicas para formação de entidades, regularização de documentos, como captar recursos e ainda de que forma promover a participação das mulheres nas políticas públicas.

    Aberto ao público, o evento reuniu tanto aqueles que já atuam quanto os que desejam conhecer as devidas práticas de atuação. Somente nos dias de curso, foram mais de 70 participantes, além das 80 mulheres que estiveram na palestra sobre enfrentamento à violência contra as mulheres, com a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa. A juventude também marcou presença com um público de 100 pessoas, além da comunidade que prestigiou o encerramento na feira livre da cidade.

    Subsecretário de Assuntos Comunitários, Jairo Luiz Silva e subsecretária para Mulheres, Manuela Nicodemos. (Foto: Divulgação)

    Subsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, Jairo Luiz Silva explica que o Perifeirarte tem reunido, desde 2023, líderes comunitários para debater os avanços e os desafios para as entidades no Estado, na perspectiva do município, fomentando o fortalecimento e o desenvolvimento das comunidades.

    “Nós fomos demandados pelo município para atender as pautas que são pertinentes ao programa como a formação continuada para líderes na questão da regularização de CNPJ, além de levar o papel dos conselhos comunitários de segurança, regularização de documentação das entidades e ainda uma oficina de preparação de documentação para a elaboração de projeto e captação de recursos. Isso é cidadania, levar os serviços à população que mais precisa dos lugares onde ela precisa”, frisa o idealizador do Perifeirarte, Jairo Luiz.

    Nesta edição, o Perifeirarte também levou um workshop sobre a preparação de documentos necessários na elaboração de projetos e captação de recursos, com a especialista em projetos e produtora cultural, Ana Paula Ostapenko.

    “Nela falamos como interpretar esse edital, como preencher um formulário de inscrição e cada item que é necessário para você poder se tornar muito mais competitivo nesses nesses fomentos que estão acontecendo no Estado de Mato Grosso do Sul”.

    Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania

    Categorias :

    Cidadania, Comunitário

    Veja Também