Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência (CEAMCA), vinculado à estrutura da Secretaria de Estado responsável pelas políticas públicas da cidadania, tem suas competências e atividades disciplinadas pelo Decreto Nº 16.392

O CEAMCA, visando à superação do ciclo da violência primária e secundária e ao empoderamento das mulheres, conforme diretrizes propostas nas políticas públicas das mulheres, tem como objetivos essenciais:

I – prestar apoio inicial e acompanhamento psicossocial contínuo para mulheres em situação de violência, que pode ser estendido às crianças e aos adolescentes que estiverem inseridos no mesmo contexto familiar;

II – atuar no enfrentamento à violência de gênero;

III – propor políticas públicas pautadas em indicadores;

IV – realizar palestras, oficinas, capacitações, entre outras atividades.

Constituem-se atribuições prioritárias do CEAMCA:

I – oferecer acolhimento e acompanhamento psicológico e social contínuo para mulheres, crianças e adolescentes que estiverem inseridos no mesmo contexto familiar, para a interrupção da situação de violência e a construção da cidadania, por meio de uma abordagem intersetorial e interdisciplinar no atendimento;

II – orientar e encaminhar as mulheres, as crianças e os adolescentes que estiverem inseridos no mesmo contexto familiar, aos serviços necessários, articulando os entes estaduais e municipais da rede de atendimento à mulher em situação de violência, conforme o caso;

III – encaminhar as mulheres que correm risco de morte para a Casa Abrigo, juntamente com crianças e adolescentes que estiverem inseridos no mesmo contexto familiar, com relatório multidisciplinar pormenorizado, a fim de não provocar revitimização;

IV – encaminhar as mulheres que estão aptas a serem inseridas no mercado de trabalho aos órgãos competentes, auxiliando-as na obtenção de documentos, entre outros;

V – organizar e manter cadastro dos casos atendidos, com vistas à prestação de contas periódicas, a quem couber;

VI – registrar dados e consolidar estatísticas anuais sobre a violência contra mulheres.

Atendimento: 07:30 – 11:30 / 13:30 – 17:30

Email: ceam@sec.ms.gov.br

Telefone: (67) 3361-7519

Endereço:

R. Piratininga, 559 – Centro, Campo Grande – MS, 79020-240

COORDENADORA

Cristiane Pinheiro Duarte – Coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência (CEAMCA)

Graduada em Psicologia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Possui Especialização em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família (FMU).

Foi assessora de projetos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos em Campo Grande–MS (2017/2018), além de assessorar projetos na Ouvidoria Geral da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Também atuou como coordenadora Educacional do Programa de Inclusão de Jovens – Juventude Cidadã, na Funsat (2009/2010).

Foi conselheira do Conselho Regional de Psicologia, sendo Coordenadora da Comissão de Gênero e Diversidade (Gestão 2013 – 2016); assessora do Conselho Municipal de Saúde de Campo Grande–MS (2008/2009) e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher- MS (2012-2013).

Atuou como consultora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na Região Centro-Oeste, no Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Foi consultora do Instituto Unibanco no projeto Jovens de Futuro, realizando formação de educadores do ensino médio. Também atuou como professora no ensino fundamental e tutora presencial do Curso de Gestão em RH da Universidade Anhanguera/Uniderp.

Email: cpduarte@sec.ms.gov.br