A primeira participação da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) na campanha “Caixa Encantada” movimentou servidores que conseguiram arrecadar 1,1 mil brinquedos em dois meses de ação. Nesta segunda-feira (2), a SEC recebeu a primeira-dama, Mônica Riedel, e o secretário-adjunto de Administração, Roberto Gurgel, que se empenharam em engajar os funcionários públicos a multiplicar a solidariedade.
A iniciativa “Caixa Encantada” é organizada pela SAD (Secretaria de Estado de Administração), com o apoio de servidores que atuam como pontos focais em todas as secretarias, além de órgãos, entidades e empresas parceiras, e tem como madrinha a primeira-dama Mônica Riedel.
No ano passado, a campanha arrecadou mais de 45 mil brinquedos, que garantiram um Natal mais feliz para milhares de crianças e adolescentes atendidas por aproximadamente 300 instituições cadastradas.
Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, ressalta que além de servir ao público, os colaboradores da Cidadania se uniram para iluminar o Natal das crianças que mais precisam.
“A nossa secretaria é a filha caçula do Governo, e por mais que isso seja muito simbólico, porque é a primeira vez que entramos na campanha, nós conseguimos arrecadar 1.100 brinquedos. Que o Papai Noel que vive em nós nunca morra, que a esperança seja realmente renovada para que a nossa fé e a nossa força façam tantas outras crianças também felizes, acreditando na fé e em dias melhores”, sintetizou Viviane Luiza.
Madrinha da campanha, Mônica Riedel ressalta que a “Caixa Encantada” vem dando visibilidade e sensibilizando as pessoas. “Quero agradecer a todos vocês por terem participado. Cada pedacinho da campanha é um detalhe, e ela só chega ao fim, com os presentes na mão das crianças porque tem a participação em cada etapa de várias pessoas”, comenta a primeira-dama.
Com o palco repleto de brinquedos embaladinhos, com a descrição de idade, os presentes passam muito mais rápido pela triagem e em breve já chegam às mãozinhas de várias crianças.
O objetivo maior, que é tornar o Natal das crianças um Natal de sonho, um Natal melhor. Trazendo a felicidade para eles.
“Realmente, cada brinquedo que chegar até uma criança vai tornar o Natal dela muito mais feliz. E eu aproveito aqui para desejar que o significado do Natal esteja presente na casa de vocês, presente na família de vocês e que essa energia boa desses momentos seja, sirva de combustível para a gente começar um ano cada vez melhor, que a gente trabalhe, realmente, por uma sociedade, que é o que vocês fazem aqui, sem deixar ninguém pra trás”, completa Mônica Riedel.
Para o secretário-adjunto de Administração, Roberto Gurgel, a cada secretaria e órgão visitado na campanha tem dado mais ânimo a quem está à frente para trabalhar e entregar um Natal como os pequenos merecem.
Ao comentar que a Cidadania é a caçula do Governo do Estado, o secretário lembrou ser um costume dos mais velhos dizer que os caçulas são mais “protegidos”. “Se sintam dessa forma, recebam isso como uma secretaria que tem um carinho especial dentro desse Governo. São várias frentes de atuação dentro da secretaria que tem esse nome Cidadania e que torna cada um destes segmentos da sociedade pessoas cidadãs, e é isso que estamos buscando com a campanha, fazer com que as crianças se sintam inseridas pela sociedade”, diz Gurgel.
Além de Campo Grande, a “Caixa Encantada” é realizada em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, por meio das Forças de Segurança Pública e da SED (Secretaria de Estado de Educação).
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
Fotos: Matheus Carvalho/Cidadania