Discutir oportunidades e vivências para um turismo acessível e inclusivo em todo o Mato Grosso do Sul tem sido uma das bandeiras erguidas pela Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), por meio das Subsecretarias de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoa Idosa, em parceria com a Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) e a UEMS.
No último dia 2 de dezembro, o hall do Sebrae em Bonito foi palco para o evento “Conversas que transformam: Turismo Inclusivo e Acessível no MS”, que colocou em pauta a acessibilidade do ecoturismo de Bonito e da Serra da Bodoquena.
Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Telma Nantes de Matos enfatiza que o encontro fortalece o turismo e cria soluções práticas para a inclusão de todos os turistas.
“Esta etapa é a concretização do projeto Turismo Acessível e Inclusivo em MS que vai se tornar uma política pública, além de ser um direito fundamental das pessoas com deficiência, das pessoas idosas e daquelas com dificuldade de locomoção. Acessibilidade e inclusão é garantir a cidadania de todos”, enfatiza Telma.
Compromisso com a inclusão e a acessibilidade
Na abertura, o diretor-presidente da Fundtur MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, destacou a relevância do evento para o setor turístico.
“Esse é um marco de lançamento e força para o turismo. Mais uma vez, o destino Bonito e Serra da Bodoquena busca sair na vanguarda do turismo estadual e nacional, levantando pautas importantes. Hoje, o destino já recebe muitos turistas, mas precisamos melhorar nossas ações. O programa Turismo Acessível no MS tem como objetivo realizar levantamentos dos empreendimentos e capacitar toda a linha de frente do turismo, para que possamos de fato ser um destino acessível e inclusivo”, enfatizou Wendling.
A programação discutiu “Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável em Bonito e Região da Serra da Bodoquena”, e ainda promoveu a escuta ativa sobre as barreiras e dificuldades encontradas no turismo inclusivo.
Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Zirleide Silva Barbosa, ressaltou os avanços do Estado no atendimento ao público idoso. “A região tem se destacado para atender o público de pessoas idosas. Hoje, o Mato Grosso do Sul já realiza diversas ações e campanhas para trabalhar esse mercado. Juntamente com o projeto, iremos reforçar o posicionamento do estado para fortalecer o turismo voltado para pessoas idosas”.
Com iniciativas como essa, Mato Grosso do Sul reforça seu papel como um Estado que alia sustentabilidade e inclusão. Os resultados esperados incluem não apenas a melhoria da experiência turística para pessoas com deficiência, mas também a consolidação de Bonito e Serra da Bodoquena como referências nacionais em turismo acessível.
Ações
Além da programação voltada ao trade turístico, nos dias 3 e 4 de dezembro, a equipe da Secretaria de Cidadania ainda esteve na Câmara dos Vereadores reunida com gestores municipais, técnicos de educação Inclusiva e usuários de programas sociais para pessoas idosas.
Durante o encontro no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual – CER II, foram apresentadas as instalações onde são realizados atendimentos das pessoas com deficiência física e intelectual, e também do público 60+.
“Nesta etapa do projeto contactamos vários atores, a troca de informações é favorável para o município e Estado. É o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto proposto”, finaliza Zirleide.
Paula Maciulevicius, com informações da Fundtur