Publicado em 19 mar 2025 • por Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil •
As inscrições do curso de formação para a “Criação e Fortalecimento dos Conselhos e Fundos de Direitos das Pessoas Idosas” estão abertas. As aulas são gratuitas, totalmente on-line, com flexibilidade de horários e certificação.
Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, pasta ligada à SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), Zirleide Barbosa, ressalta que esta é uma oportunidade para quem deseja atuar na defesa dos direitos das pessoas idosas.
“A concretização deste curso se deu graças à transversalização entre Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Pessoa Idosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Secretaria de Estado de Cidadania. O curso está aberto a todos que atuam no controle social, estudam ou trabalham com políticas públicas relacionadas ao envelhecimento humano”, descreve Zirleide.
Conselho de Direitos da Pessoa Idosa
O papel dos conselhos, sejam eles municipais ou estaduais, é o de propor, formular, acompanhar, fiscalizar e avaliar políticas e ações para as pessoas idosas. Além de zelar pelo cumprimento das normas e leis que protegem os direitos das pessoas idosas, cabe ao conselho estimular a participação deste público na formulação das políticas, sensibilizar o poder público sobre as suas responsabilidades no atendimento aos idosos e ainda promover parcerias que fortaleçam a pauta.
Para participar, basta se inscrever pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1ffJ5RfXqOG4KkAAvQxmnYtroV4VNIKjJQ42GZRL6ksw/edit
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania