Publicado em 12 set 2025 • por Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil •
O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou, por meio de publicação no Diário Oficial desta sexta-feira (12), as nomeações de três novos subsecretários da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC). A medida reforça o compromisso da gestão estadual com a ampliação e fortalecimento das políticas públicas voltadas à diversidade, igualdade racial e à população idosa.
Perfis
Foram nomeados para o cargo de Subsecretária de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+, Mikaella Lima Lopes; para a função de subsecretário de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Deividson Deus da Silva; e Larissa Diniz Paraguassu, para assumir como subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas.
Mikaella Lima Lopes é bacharel em Educação Física pela Faculdade UniAraguaia (GO). Possui ampla atuação no movimento social, já tendo sido coordenadora pela ATMS, ex-membro da Comissão Intersetorial do Conselho Municipal de Saúde de Campo Grande e ex-conselheira do Conselho Estadual LGBT de Mato Grosso do Sul. É filiada ao Fórum de ONGs do estado e foi presidenta do Fórum LGBT de MS. Mikaella também fez história no esporte, tornando-se a primeira mulher trans árbitra na modalidade de voleibol do Brasil.
Deividson Deus da Silva é professor de História e especialista em Educação para Relações Étnico-Raciais, tem 18 anos de experiência na implementação de políticas de igualdade racial e diversidade cultural. É criador e coordenador do projeto África em Foco, desenvolvido desde 2016 na Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa, em Campo Grande. A iniciativa é pioneira na sistematização da Lei 10.639/03, promovendo o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana por meio de metodologias inovadoras e ações culturais.
Larissa Diniz Paraguassu é jornalista formada pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), possui MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou na Secretaria de Estado da Cidadania (2024-2025) na área de direção gerencial e assessoramento. Com experiência em gestão pública, Larissa assume a subsecretaria com o compromisso de fortalecer políticas voltadas à população idosa, ampliando a participação social e o acesso a direitos.
Com os novos nomes, a SEC passa a contar com reforço técnico para garantir que as políticas públicas alcancem cada vez mais pessoas, promovendo dignidade, inclusão e cidadania em Mato Grosso do Sul.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania