Publicado em 01 ago 2025 • por Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil •
A SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) participou do lançamento do “Dia S – O MS é Verde”, uma iniciativa da SAD (Secretaria de Estado de Administração) para fortalecer a cultura da sustentabilidade no serviço público estadual. O evento foi realizado na quarta-feira (30), no hall das Subsecretarias e marcou o engajamento da Cidadania com a A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), política nacional que estimula práticas sustentáveis na gestão pública.
Durante a solenidade, a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, apresentou a Comissão Gestora Interna da pasta e reforçou o papel da secretaria na construção de uma gestão mais consciente e responsável.

“Ao integrar o MS Multiplica e apoiar a Agenda A3P, reafirmamos nosso compromisso com uma gestão responsável, que respeita o meio ambiente e estimula mudanças positivas para o coletivo. A sustentabilidade também é cidadania”, destacou Viviane.
Também foram apresentados os servidores que estarão à frente do MS É Verde na pasta. A CGI (Comissão Gestora Interna Interna) é composta por Joelma Daiane Beker, Alex Sandro de Lima Coelho, Tânia Mara Nogueira de Souza Bazo, Clotilde Deleclodi Marques e Pedro Barros de Melo. Já na CGC (Comissão Gestora Central), representando a SEC, estão Mirian Anderson (titular) e Carolini de Souza Luciano (suplente).
Além da titular da Cidadania e do secretário-adjunto José Francisco Sarmento, o evento contou com a presença da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, apoiadora ativa da pauta ambiental, e do secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, que trouxeram reflexões sobre os avanços do Estado e a importância do envolvimento dos servidores com a sustentabilidade.

Mônica Riedel resgatou sua vivência com o tema desde os primeiros debates no país, citando a Rio 92, e destacou a importância da mudança de mentalidade no cotidiano da gestão e da vida pessoal.
“Adotei práticas sustentáveis na minha casa, como compostagem e separação de recicláveis, e isso me faz bem. Acredito que cada um, fazendo a sua parte, contribui para mitigar gastos desnecessários e construir uma sociedade melhor. É um olhar atual, que começa no trabalho e se estende para o individual. Se os servidores do nosso Estado também se tornarem referência nessa agenda, o impacto será ainda maior”, afirmou.
Já o secretário Frederico Felini ressaltou que o compromisso com o meio ambiente é uma diretriz estratégica do Governo do Estado, inserida entre os quatro pilares da atual gestão.
“O governador Eduardo Riedel definiu o verde como uma das prioridades do governo. Já temos avanços relevantes com políticas públicas ambientais desenvolvidas pela Semadesc, como o Fundo do Pantanal e a redução do desmatamento. Mas precisamos ir além: da porta para dentro. A sustentabilidade começa com o nosso olhar para dentro da administração, para o uso eficiente dos recursos e para a atuação das comissões gestoras”, destacou.
Felini também compartilhou dados sobre o impacto financeiro de desperdícios e as soluções já em curso, como as cinco fazendas solares em operação que fornecem energia limpa para escolas da rede estadual.
“A sustentabilidade é uma forma de gestão pública eficaz, e os servidores são peças-chave nesse processo”, concluiu, convidando todos a participarem do 1º Seminário de Sustentabilidade MS Multiplica, que será realizado no dia 19 de agosto, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.
A apresentação da Comissão Gestora Interna da SEC marca o início dessa nova fase de engajamento institucional com a Agenda A3P. A ação integra a programação do MS Multiplica e reforça o papel da Secretaria de Cidadania na promoção de uma gestão pública comprometida com o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social e o bem-estar coletivo.

Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
Foto de capa: Matheus Carvalho/SEC