A Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, desempenhou um papel ativo no Seminário de Elaboração do Plano Nacional de Juventude, realizado nos dias 13 e 14 de maio de 2024, na Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).
O evento reuniu pouco mais de 100 pessoas, e teve como objetivo principal produzir subsídios qualificados para a atualização do Plano Nacional de Juventude, que abrange adolescentes e jovens de 15 a 29 anos, tendo em conta o Estatuto da Juventude e as resoluções da 4ª Conferência Nacional de Juventude.
Durante o seminário, a subsecretaria participou das rodadas de grupos de trabalho, contribuindo para os debates nos diversos eixos temáticos abordados, como saúde, trabalho e renda, educação e cultura.
Para o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz, a participação da Secretaria de Estado da Cidadania demonstra o compromisso em promover políticas públicas voltadas para a juventude.
“Estamos garantindo a representação e a contribuição significativa da juventude sul-mato-grossense para o processo de elaboração do Plano Nacional de Juventude, visando atender às demandas e necessidades dessa parcela da população de forma abrangente e qualificada”, ressalta Jessé.
Atualização e fortalecimento
Um dos principais resultados alcançados do seminário foi a produção de subsídios qualificados para a atualização do Plano Nacional de Juventude. “A partir dos debates e contribuições dos participantes, incluindo representantes governamentais, acadêmicos, e da sociedade civil, foram identificadas lacunas e áreas de melhoria no plano existente, permitindo uma revisão mais abrangente e alinhada com as necessidades e demandas atuais da juventude brasileira”, pontua o subsecretário.
Sob o aspecto do fortalecimento da participação da juventude, o seminário proporcionou um espaço de diálogo e participação ativa em questões relevantes como educação, trabalho, saúde, cultura, entre outros. “A inclusão de jovens nos grupos de trabalho e debates promoveu sua voz e contribuição efetiva para a formulação de políticas públicas direcionadas a essa faixa etária, fortalecendo assim a democracia participativa e a governança inclusiva”, completa Jessé.
Para o subsecretário, o evento também propiciou um ambiente para a articulação entre diferentes instituições governamentais, universidades e organizações da sociedade civil que atuam na promoção e execução de políticas para a juventude. “Colaboração interinstitucional que é essencial para a implementação eficaz do Plano Nacional de Juventude, garantindo uma abordagem integrada e coordenada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades relacionadas à juventude no Brasil”.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania