Estrutura organizacional

SECRETÁRIA

Viviane Luiza da Silva – Secretária de Estado da Cidadania

Graduada em História pela Universidade Católica Dom Bosco, mestre do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local da UCDB, Viviane foi pesquisadora do Museu de Etnografia de Viena, com três projetos relacionados com a etnografia do Brasil, além de ter participação como coautora no livro “Mário Baldi, fotógrafo austríaco entre índios brasileiros”.

Com atuação no Museu Dom Bosco como conservadora da seção de etnologia, Viviane Luiza traz na bagagem a inovação na interculturalidade, na comunicação com os povos indígenas, trabalhando há 20 anos com as comunidades indígenas, além de ser idealizadora do projeto Centros Culturais nas Comunidades e assessora para as Associações Indígenas de Fomento da Economia nas comunidades de Mato Grosso do Sul.


SUBSECRETÁRIOS

Fernando Souza – Subsecretário de Políticas Públicas para Povos Originários

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário da Grande Dourados, com especialização em Metodologia do Ensino Superior (Unigran) e Gestão de Políticas Sociais e Saúde Indígena, além de ser Mestre em Antropologia.

Tem experiência na área de Educação Básica, Saúde Pública, com ênfase em práticas administrativas, em geral, bem como Administração e Gestão de Pública. É técnico administrativo da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD; membro do Conselho Municipal de Saúde de Dourados e do Conselho Estadual e Conselho Nacional de Saúde. 

Foi Conselheiro de Saúde nas esferas Local, Municipal e Nacional, sendo Presidente do Conselho Local de Saúde Indígena no Polo Base de Saúde Indígena de Dourados e do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial (SESAI/MS); coordenador regional da Funai em Dourados; coordenador Distrital de Saúde Indígena do estado de Mato Grosso do Sul (DSEI/SESAI/MS).

Na Saúde Indígena, teve efetiva participação na organização e implantação do subsistema de atenção à saúde indígena em Mato Grosso do Sul. Membro atuante do movimento em defesa dos direitos dos povos indígenas, especialmente relacionadas à política de saúde indígena com ênfase nos fatores determinantes da saúde na educação escolar indígena de forma específica, diferenciada, intercultural e multilíngue valorizando os saberes tracionais.


Jairo Luiz da SilvaSubsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários

Arte-educador e graduado em Gestão Pública pela UNIFATECIE, é envolvido nas causas comunitárias há 20 anos.

Como Assessor de Gerência Comercial na AGEHAB se debruçou sobre a pauta de Habitação Popular com entregas em 68 municípios.

Enquanto assessor Parlamentar e Coordenador de Políticas Públicas para o interior do estado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, desenvolveu inúmeros projetos com entregas significativas para a população de MS.


Jessé Fragoso da Cruz Subsecretário de Políticas Públicas para Juventude

Licenciado e Bacharel em Educação Física, com Especialização em Educação Integral pelo Curso de Pós-graduação “Lato Sensu”.

Possui experiência como formador do curso “Formação Continuada: Diálogos Socioemocionais” e como Coordenador da Unidade Integradora Projeto de Vida pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

Com mais de uma década de atuação no terceiro setor, desempenhou o papel de coordenador no Instituto IDE.

Autor de obras, incluindo os livros “A Poesia Morreu: a Arte da Vida” e o E-book “O Coração do Educador: a Arte de Ser e Cumprir o Propósito”. Também é roteirista e foi condutor do PodVIDA, um Podcast da Secretaria Estadual de Educação de MS.

Como idealizador e coordenador do Projeto Princesas há mais de 10 anos, liderou uma iniciativa de impacto social que visa a transformação de meninas em situação de risco e vulnerabilidade social nas periferias de Campo Grande–MS.

Como pesquisador e palestrante do tema “Vida com Propósito”, teve o privilégio de impactar mais de 10.000 pessoas por meio de palestras e formações.

Participou como palestrante (pocket show) do Seminário Internacional “Educação Integral e Diálogos Socioemocionais”, assim como do Seminário Internacional “Motivação: Evidências para Promover a Aprendizagem”.


Manuela Nicodemos Bailosa – Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica Dom Bosco, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados, possui experiência de 20 anos na área de mulheres, gênero, políticas públicas, cidadania e direitos humanos.

Iniciou a vida profissional na área governamental, com mulheres trabalhadoras rurais no governo do MS, na área não-governamental como Assessora de Projetos de Cooperação Internacional no Brasil, tendo mais tarde atuado no diálogo e articulação com instituições e empresas para o fomento de parcerias institucionais, sobre a formação de equipes nas áreas de conhecimento teórico oferecidas na área de mulheres e gênero.

Compôs o quadro de pesquisadoras da Empresa Xaraés Consultoria e Projetos Sociais, e como o trabalho mais recente está a coordenação do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Piauí.

Autora e coautora dos artigos “Mulheres em situação de violência: números, avanços e desafios” ao lado de Aparecida Gonçalves e Eloisa Castro Berro e “Violência contra as mulheres: um olhar sobre os números e a vida – Parte 1 e Parte 2. Precisamos falar sobre o Feminicídio”, com Eloisa Castro Berro.

Acumula experiências nacionais e internacionais, além de ter residido em diferentes cidades do Mato Grosso do Sul e nas regiões Nordeste e Sul do país.


Telma Nantes de Matos Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência

É pedagoga, especialista em metodologia da educação para as pessoas com deficiência/educação inclusiva. Já exerceu o cargo de diretora do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas – Ismac. Foi Secretária de Educação e Cultura da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), Conselheira titular do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e Conselheira-presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Mato Grosso do Sul.

Destaca-se no ativismo da causa das pessoas com deficiência, sendo atuante nos Conselhos de Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência em âmbito municipal, estadual e nacional.


Vagner Campos Silva Subsecretário de Políticas Públicas LGBTQIA+

Licenciado em Filosofia pela Faculdade Unidas Católicas de Mato Grosso, Vagner foi professor na rede municipal de ensino de Campo Grande.

Já atuou como assessor parlamentar na Câmara Municipal de Campo Grande–MS, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e na Câmara dos Deputados do Brasil. No poder executivo, foi Coordenador Estadual do Programa Bolsa Escola e Coordenador de Ações do Trabalho.

Além disso, sempre foi atuante pelos direitos das pessoas LGBTQIA+. Foi delegado em diversas conferências ao redor do país e participou da comissão organizadora da Conferência Estadual em Mato Grosso do Sul.


Vania Lucia Baptista Duarte – Subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial

Graduada em História pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e em Pedagogia pela FAVENI. Possui Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça e em Gestão Escolar, além de estar cursando especialização em Metodologia de Ensino de Geografia e História.

Já exerceu as funções de coordenadora do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial – FORPEDER; foi coordenadora do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro de Mato Grosso do Sul; conselheira titular no Conselho Municipal dos Direitos do Negro e conselheira titular no Conselho Estadual dos Direitos do Negro de Mato Grosso do Sul.

É vice-coordenadora do Grupo de Mulheres Negras em Ação da Comunidade Tia Eva; presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Descendentes de Tia Eva da Comunidade Remanescente de Quilombo Eva Maria de Jesus, Tia Eva; e secretária executiva do Instituto Dandara, além de membro do Grupo TEZ – Trabalhos Estudos Zumbi.


Zirleide Silva Barbosa Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas

Formada em História pela Universidade Católica de Mato Grosso do Sul (UCDB), tem pós-graduação em Gestão em Políticas Sociais; Gestão em Políticas de Raça e Gênero e História da Cultura dos Povos Indígenas.

Já exerceu as funções de professora de História na rede pública de ensino e em escolas particulares, também foi assessora na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, secretária de educação, cultura e esporte e vereadora pelo município de Nova Alvorada do Sul, além de, no governo estadual de MS, ter sido coordenadora de projetos na unidade de educação fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ).


COORDENADORAS

Cristiane Pinheiro Duarte – Coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência (CEAMCA)

Graduada em Psicologia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Possui Especialização em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família (FMU).

Foi assessora de projetos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos em Campo Grande–MS (2017/2018), além de assessorar projetos na Ouvidoria Geral da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Também atuou como coordenadora Educacional do Programa de Inclusão de Jovens – Juventude Cidadã, na Funsat (2009/2010).

Foi conselheira do Conselho Regional de Psicologia, sendo Coordenadora da Comissão de Gênero e Diversidade (Gestão 2013 – 2016); assessora do Conselho Municipal de Saúde de Campo Grande–MS (2008/2009) e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher- MS (2012-2013).

Atuou como consultora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na Região Centro-Oeste, no Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Foi consultora do Instituto Unibanco no projeto Jovens de Futuro, realizando formação de educadores do ensino médio. Também atuou como professora no ensino fundamental e tutora presencial do Curso de Gestão em RH da Universidade Anhanguera/Uniderp.


Gabrielly Antonietta Lima Da Silva – Coordenadora do Centro Estadual de Cidadania LGBT+

Psicóloga, formada pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) e especialista em saúde mental pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Possui habilidades em psicologia clínica e organizacional, recrutamento e seleção, recursos humanos e treinamentos.

Com vasta experiência no atendimento ao público LGBTQIA+, foi assessora na Subsecretaria de Políticas Públicas LGBTQIA+ do Governo de MS e coordena atualmente o Centro Estadual de Cidadania LGBT+.